Por que a CM deve ter um cronograma de produção alinhado entre áreas?

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cronograma de produção

Não importa a área, ter organização é fundamental para o sucesso de qualquer trabalho bem feito. Na CM não é diferente, alguns processos ajudam a otimizar o resultado e garantir que o produto entregue ao cliente seja o melhor possível. Um deles é o cronograma de produção

O cronograma de produção oferece diversas vantagens. Neste artigo, você vai entender porque é importante e como montar um para auxiliar a sua empresa. Confira a seguir!

O que é um cronograma de produção?

Cronograma de produção é um documento no qual estão listadas todas as atividades necessárias à montagem da placa. Esse material é compartilhado com todos os envolvidos no projeto e auxilia na rotina da equipe, proporcionando uma visão geral de tudo que precisa ser feito e qual a relação ou dependência entre as áreas. Ter um documento facilita o trabalho de todos porque:

  • Melhora a comunicação entre as áreas;
  • Os processos ficam bem definidos;
  • Há continuidade do projeto no caso de ausência de membros da equipe;
  • O cliente se sente mais confiante no trabalho;
  • É possível prever se haverá atraso quando uma (ou mais) das etapas falha.

Além disso, mantém os processos mais organizados,  permite que a empresa consiga estruturar cada fase de desenvolvimento da montagem e padroniza as entregas. Veja a seguir como montar um cronograma de produção. 

COMO PODE SER FEITO UM CRONOGRAMA DE PRODUÇÃO NA CM?

Cada CM possui um jeito próprio de trabalhar, assim como cada cliente tem necessidades específicas. Por isso, o cronograma de produção pode ser diferente caso a caso. Mas há boas práticas que são comuns a todos. Listamos a seguir as que utilizamos na Produza:

LISTAR TUDO QUE É PRECISO SER FEITO

Assim que o contrato é fechado, o primeiro passo é entender o pedido, listar tudo que precisa ser feito, prever datas, dividir tarefas e alinhá-las entre as áreas. De nada adianta prever que a montagem acontece em um dia X, se nesse dia ainda houver peças em transporte. É evidente que previsões devem contemplar imprevistos, mas ter isso no planejamento é fundamental.

ALINHAR A EXPECTATIVA COM O CLIENTE

Quando se presta o serviço, o objetivo final é ter o cliente satisfeito. Não há como obter esse resultado se as expectativas de ambos não estiverem bem alinhadas. Certifique-se, nesta etapa do cronograma de produção, que o cliente realmente entendeu todos os processos, prazos e responsabilidades de cada um no processo. A relação entre CM e cliente é de parceria, portanto cada um terá tarefas a cumprir. Quando todos estão cientes sobre suas responsabilidades, dificilmente haverá conflitos futuros.

USAR A FOLHA DE PROCESSOS

Com expectativas e planejamento alinhados, pode-se passar para a montagem em si. Para esse momento, usamos uma folha de processos. Nesse documento há informações como: 

  • identificação do produto;
  • cuidados e verificações;
  • fluxo de processo;
  • equipamentos e ferramentas; 
  • observações de montagem; 
  • estações de montagem. 

Cada placa eletrônica conta com um documento próprio. Ele é elaborado previamente pela Engenharia Industrial com o apoio do cliente. Todos devem ler e entender as informações de montagem para garantir que as atividades foram realizados de acordo com as instruções. Para saber mais detalhes sobre a folha de processos leia este post.

COMUNICAR SOBRE IMPREVISTOS

Imprevistos podem acontecer, mas quando o processo não está bem alinhado ele acaba comprometendo todas as etapas seguintes. Por isso, assim que uma eventualidade acontece, imediatamente todas as outras áreas envolvidas devem ser comunicadas. 

Outro ponto importante desta etapa do cronograma de produção é informar o cliente, especialmente se essa falha adiar a  entrega final do produto. É evidente que um atraso sempre causa certo abalo na relação, mas se as expectativas foram bem alinhadas logo nas primeiras etapas, todos estarão cientes de que isso poderia acontecer.

Cronograma de produção: como a CM garante a entrega no prazo e qualidade na entrega

O principal desafio das empresas em montar um cronograma é segui-lo. Acompanhar a montagem e garantir sua qualidade, seguindo exatamente o que está no cronograma não é uma tarefa fácil, principalmente quando há outras tarefas que precisam ser executadas e projetos acontecendo paralelamente.

Essa é a vantagem da terceirização. A empresa tem a garantia de que a montagem será bem executada, pois existe um parceiro focado naquele projeto.  

A terceirizada garante que parâmetros de qualidade e inovação serão atendidos, pois é uma empresa especializada. Isso faz com que esteja sempre em evolução, investindo em tecnologias avançadas e atuais. Principalmente, porque é parte do trabalho dela entregar a melhor tecnologia para seus clientes.

Diferentemente de uma empresa que centraliza todas as operações internamente. Falta tempo e profissionais para conseguir executar os projetos e ainda se manter sempre atualizado sobre as tecnologias mais recentes. Por isso, sempre vai existir a chance de o concorrente estar um passo à frente nesse sentido. 

Além disso, a empresa que contrata um terceirizado elimina a necessidade de lidar com alguns processos, como:

A CM se responsabiliza por todos os processos, desde a compra de componentes até os testes funcionais.  

A importância de contar com parceiros com experiência

  • Garantia de qualidade 

Uma empresa especializada está sempre investindo em processos e tecnologias que lhe permitem alcançar um nível de qualidade superior. Faz parte da rotina das equipes verificar a eficiência dos componentes comprados e a obsolência desses recursos, pois são fundamentais para proporcionar vida dos itens que serão produzidos. 

  • Cumprimento dos prazos 

Comparado com uma empresa generalista, o lead time de compras em importações de CM são mais eficientes. Uma empresa especializada tem conhecimento aprofundado quando o assunto é fornecimento de insumos. Assim, conseguem se organizar melhor para atender os prazos acordados com os clientes. 

  • Tecnologias mais avançadas 

Empresas que não tem a tecnologia como elemento fundamental para o desenvolvimento do negócio nem sempre conseguem acompanhar a sua evolução. Afinal, precisam se dedicar a outros fatores. Com a CM, a tecnologia é a base para o desenvolvimento de suas atividades. Dessa forma, é preciso estar sempre alinhada com a inovação. 

  • Experiência de mercado 

Trabalhar com uma empresa com experiência de mercado e renomada oferece garantias importantes. Um dos principais é que a CM vai entregar o melhor serviço, pois qualquer falha pode prejudicar sua imagem no mercado. Além disso, precisa se superar sempre, para continuar se destacando diante da concorrência. 

  • Suporte especializado 

Ao trabalhar com uma CM, a empresa tem a segurança de ter suporte especializado em todas as fases do projeto. Diante de qualquer dúvida, problema ou necessidades, a CM vai prestar o suporte necessário para ajudar a empresa. Isso é fundamental para construir uma relação sólida  e de confiança desde o início. 

Em resumo

A contratação de uma empresa terceirizada não pode ser vista como uma relação comercial apenas, é uma parceria. Ambas precisam estar bem alinhadas, com o mesmo foco e objetivo. Esse alinhamento será fundamental para o sucesso do projeto. 

Estabelecer uma relação de confiança desde o início é fundamental para o desenvolvimento dos projetos desde o início. Encontrar esse tipo de parceria não é tão difícil, a Produza está à disposição para tirar todas as dúvidas da sua empresa e explicar como todo o processo de terceirização funciona. Converse com a nossa equipe e saiba mais!

Case Tomus

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