O que é gestão da inovação na indústria?

gestão da inovação na indústria

Antes de falarmos em gestão da inovação na indústria, precisamos conceituar o que é inovação. A palavra não é nova e tem sido usada de forma indiscriminada, muitas vezes de forma errada. Inovação são processos que atingem diversas áreas e conhecimentos e tem como objetivo final resolver problemas, geralmente quebrando certos padrões. Em outras palavras, é buscar novas formas de fazer algo que já é feito há muito tempo e que pode ser melhorado, auxiliando as organizações a se manterem competitivas.

Por tudo isso, a inovação requer gestão e precisa estar relacionada à estratégia competitiva da indústria. Existem diversos métodos e ferramentas que ajudam na implantação e manutenção da gestão da inovação na indústria, restando o desafio de encontrar quais são aqueles compatíveis com a cultura da empresa. Seja qual dessas maneiras sua empresa escolher para gerir a inovação, tenha em mente que os seguintes itens deve estar presentes em sua estratégia.

Método

O maior obstáculo parece ser na criação e implantação de métodos e ferramentas eficazes para criar um sistema inovador sistemático e sistêmico. É preciso estimular, implantar e praticar a inovação diariamente e de forma organizada e planejada. Não fique esperando que o destino ou a sorte estejam a seu favor.

Ambiente

Ambientes flexíveis que fomentem a criatividade, diversidade e tolerância são propícios para o surgimento de inovação. O ambiente de trabalho pode ser um grande impulsionador de talentos, ideias e potencializador de interações criativas.

Pessoas

É papel da indústria estimular processos e sistemas que ajudem a identificar, manter, capacitar, reconhecer e também recompensar os profissionais que geram inovações dentro da empresa.

Estratégia

É um fator essencial em qualquer tipo de gestão. Uma boa estratégia, se seguida à risca, tem papel relevante na diferenciação e competitividade. Na gestão da inovação não seria diferente. Planos e iniciativas voltadas à inovação precisam, necessariamente, estar alinhados com visão, valores e estratégia de negócio da indústria.

Liderança

O líder tem o dever de fortalecer e promover uma cultura da inovação dentro da indústria. Dessa forma, o líder contribui para que o ambiente se adeqúe para o processo, ofertando os recursos necessários, institucionalizando processos, firmando parceria e recompensando profisisonais de acordo com os resultados obtidos.

Resultados

Mesmo que às vezes os resultados sejam frutos do acaso, a empresa deve buscar uma relação de causa e efeitos entre os resultados obtidos e as ferramentas que foram usadas na gestão. Somente quando esses resultados vierem de um processo sistematizado, a indústria poderá considerar que está fazendo gestão da inovação.

Se você quiser ler mais sobre gestão da inovação na indústria, acesse a cartilha de inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o SEBRAE.

Crédito de imagem: jarmoluk/CC

Manual para terceirização total de placas eletrônicas

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *