6 motivos para fazer gestão de manutenção no maquinário industrial

gestão de manutenção

A gestão de manutenção na indústria prevê ações para a conservação (ou restauração) do maquinário para que este permaneça de acordo com a condição ideal especificada pelo fabricante do equipamento. A manutenção dentro do parque industrial serve para garantir que os ativos da empresa cumpram as funções para as quais foram direcionados. A falta da manutenção pode provocar problemas de qualidade e até uma diminuição da velocidade do maquinário.

Abaixo, citamos seis motivos para que sua empresa comece agora (se ainda não faz) a gestão de manutenção do maquinário industrial. Os benefícios da prática são:

1. Prolongamento da vida útil de equipamentos

Reparos constantes e programados – lubrificação ou troca de peças desgastadas, por exemplo – tendem a aumentar a vida útil do maquinário.

2. Redução de falhas no processo operacional

Garantindo a integridade ope­ra­cio­nal de seus equipamentos, a chance de falhas causadas por problemas nas máquinas é reduzida.

3. Melhora da qualidade dos produtos fabricados

Equipamentos funcionando perfeitamente garantem a fabricação de produtos de alta qualidade.

4. Maximiza a utilização do ativo industrial

Com todas as máquinas funcionando em perfeito estado, não há investimento em ferramentas ocioso dentro do parque industrial.

5. Aumenta a segurança dos colaboradores

Maquinário com defeitos pode ser altamente perigoso – risco de explosões e vazamentos de fluidos – para os profissionais que os manuseiam.

6. Redução dos custos operacionais

A gestão da manutenção resulta em menos paradas de máquinas, o que significa maior produtividade. Fábricas mais produtivas aproveitam melhor seus recursos humanos, físicos e o tempo disponível. Resultado: custos operacionais menores.

Por tudo isso, a criação, execução e gestão da manutenção se tornam importantes para qualquer organização que busque por competitividade no mercado.

Sua empresa faz gestão de manutenção no maquinário? Quais os benefícios que a prática trouxe para a organização? Comente!

Crédito de imagem: WikiImages/CC

montagem de placas eletrônicas

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *