7 ferramentas de qualidade para implementar em sua empresa

ferramentas de qualidade

As empresas têm cada dia mais buscado otimizar processos de produção e manter um padrão de qualidade dos produtos. Existem diversos processos para alcançar bons resultados e atingir essas metas. Alguns deles dependem de ferramentas de qualidade básicas. Saber quais são essas ferramentas, para que servem e como utilizá-las na linha de produção da empresa pode ser o diferencial para conquistar a preferência e liderança do mercado.

Sabendo disso, separamos 7 ferramentas de qualidade que podem ser implementadas em qualquer lugar, desde que preocupação com o nível do serviço seja premissa da estratégia da empresa. Veja:

Estratificação

Usada para buscar possíveis origens de um problema. Ela realiza análise de dados coletados a partir da busca das causas. Facilita a identificação do problema, em escalas menores o erro se torna mais visível, facilitando sua correção.

Folha de Verificação

É a apresentação de dados de forma clara e concisa. Serve para diminuir erros e confusões na hora da coleta de dados.

Gráfico de Pareto

O gráfico é aplicado a análises e aos aspectos relevantes relacionados à qualidade de um produto.

Diagrama de Causa Efeito

Também conhecido como Ishikawa, ou espinha de peixe, o diagrama permite a identificação das possíveis causas de um problema, como estas causas estão dividas e um passo a passo para solucionar o problema.

Diagrama de Dispersão

O diagrama facilita a identificação de um possível relacionamento entre variáveis de uma análise anterior. Pode ser utilizado em diversas situações, como relacionar uma variabilidade de um insumo na entrada a uma possível distorção na saída do produto.

Histograma

Essa ferramenta de qualidade possibilita conhecer as características de um processo ou de um lote de um determinado produto. O histograma é capaz de gerar uma visão geral do conjunto de dados.

Carta de Controle

A carta de controle serve para analisar se o processo está ou não sob controle por meio de três parâmetros: Linha Central de Controle, Limite Superior e Limite Inferior. Colocados todos em um mesmo gráfico, é possível  ter uma visualização holística para monitoramento contínuo.

Nos próximos posts do blog, vamos detalhar um pouco mais algumas dessas ferramentas aplicadas na linha de montagem de placas eletrônicas.

Você conhece ou usa outras ferramentas de qualidade em sua empresa? Compartilhe com os leitores do blog.

Crédito de imagem: geralt/CC

produza-ebook2

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *