Parceria entre fornecedor e indústria é fundamental na área de eletroeletrônicos

Enfatizar a importância de uma produção de qualidade superior pode até beirar ao lugar-comum. No entanto, uma visão macro – a busca pela excelência – é, muitas vezes, o ponto de partida para alcançar o bom desempenho entre toda as peças que compõem o trajeto entre o início do projeto até a entrega do produto. Numa área no qual as expertises se tornam cada vez mais específicas, como é o caso da área de eletroeletrônicos, a gestão de conhecimento e a integração entre setores são fatores para o sucesso. Por isso, é necessário que se estabeleça um padrão entre as relações que permeiam o sistema de produção. Entre elas, a principal: a parceria entre fornecedor e indústria.

Numa cadeia produtiva, cada um precisa se locomover de acordo com as suas responsabilidades. Contudo, mais do que uma questão logística, a área de eletroeletrônicos carece de um entendimento sobre a atuação da parceria entre fornecedor e indústria e os benefícios que ela proporciona. Assim, a principal questão diz respeito ao posicionamento que ambas as empresas terão dentro desse relacionamento e como irão promover uma aproximação produtiva. É preciso que a participação nos processos seja intensa, ativa e recíproca. Uma parceria de sucesso é um diferencial competitivo dentro do mercado.

Caso houvesse uma representação gráfica da parceria entre fornecedor e indústria, numa análise superficial, os primeiros riscos poderiam obedecer a um padrão cíclico. Porém, observando atentamente, a gestão de conhecimento e a confiança estabelecida entre as pontas, colocariam flechas de mão dupla entre os diferentes setores. Dentro da área de eletroeletrônicos, é comum que informações específicas sejam solicitadas por outros elementos do processo. É o caso de aprimorar esse canal de comunicação e fazer com que a parceria  funcione de forma fechada e em sincronia, trabalhando em conjunto, num sistema relacionado por inteiro. Dessa forma, não seria apenas um repasse de problemas, mas o uso de saberes para um objetivo final.

Com a integração, todos ganham. Um canal de comunicação alinhado e uma parceria entre fornecedor e indústria afinada poderiam solucionar problemas como: desperdício e falhas. O que, ao final, contribuiria diretamente com a redução de custos e ganho de qualidade. É a melhor forma de aproveitar os saberes e as experiências de cada área. Além disso, com uma maior aproximação, as necessidades e diferenciais são melhores compreendidos e geram um atendimento personalizado. No final, o resultado do esforço integrado é um ganho cada vez maior de produtividade.

Como você acredita que a parceria entre fornecedor e indústria agrega ao mercado de eletroeletrônicos? Contribua com a sua opinião.

Crédito de imagem: antonin77/CC

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