Como a prototipagem pode salvar o seu negócio

prototipagem

Sabe aquele história de que “melhor feito do que perfeito”? Então, para aproveitar com sabedoria o conselho, é preciso analisar o contexto. Na indústria eletroeletrônica, por exemplo, é necessário um certo grau de ousadia e risco, mas com a garantia da validade do projeto. Para isso, algumas ferramentas, como a prototipagem, apresentam soluções acessíveis para testar e aperfeiçoar o produto sem perder o timing do mercado. Ou seja, fazer, validar e lançar, sem se perder numa busca inalcançável pela perfeição.

A inovação, inclusive, está diretamente relacionada com a capacidade de correr riscos que, apesar de muitas vezes serem comedidos, não diminuem a relevância da ação. A ideia está em falhar e aprender com a falha. Mas como fazer isso sem invalidar toda a produção e, consequentemente, todo o investimento financeiro? É aí que entra a prototipagem. Por isso, é tão importante manter o foco na hora da criação de produtos. Um protótipo servirá de apoio para o apontamento de possíveis falhas, além de poder ser submetido a uma equipe multidisciplinar de especialistas.

Minimum Viable Product, o famoso MVP, a partir da prototipagem

Uma das siglas que mais se ouve no ramo do empreendedorismo é o MVP. Mas, afinal, o que significa? O termo equivale a Minimum Viable Product ou, traduzindo para o português, Produto Minimamente Viável. Para uma startup ou empreendedor iniciante, o MVP é uma das principais ferramentas para conseguir financiamentos, incentivos ou parcerias. O motivo é que, por meio dele, é possível visualizar e testar a “essência” do produto. O fundamental é que o MVP seja capaz de validar as soluções e funcionalidades do projeto. Afinal, trata-se do conjunto de todos os componentes do projeto combinados de forma mais econômica, comparada a uma produção final, e de forma mais simples. O que nos leva novamente para a prototipagem.

Assim como em qualquer processo de prototipagem, o MVP tem como principal função receber feedbacks diferenciados para o constante aperfeiçoamento do produto. Ouvir clientes e especialistas, analisar a receptividade do público-alvo e definir se os custos da produção estão de acordo com o valor do produto no mercado. Logo, garante-se que os investimentos não serão precipitados. No final, a prototipagem pode mesmo salvar o seu negócio.

Quais são as suas experiências com a prototipagem? Compartilhe.

Crédito de imagem: tookapic/CC 

divulga-produza3

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *