Boas práticas para armazenar componentes eletrônicos

Boas práticas para armazenar componentes eletrônicos

Armazenar componentes eletrônicos não é tão simples quanto se imagina. É importante levar em conta tanto aspectos físicos, como temperatura e umidade, quanto questões sobre qualidade da gestão, como controle de estoque e acesso. Algumas empresas optam por fazer a gestão internamente, mas quando não se tem conhecimento aprofundado sobre a logística específica que envolve o armazenamento de peças eletrônicas, a tendência é que ocorram erros e, consequentemente, prejuízos.

 

A gestão de logística como um todo tem evoluído muito ao longo dos anos. A tecnologia tem ajudado a manter as condições ideais e a gerenciar melhor a movimentação de produtos. Veja alguns erros que podem ser evitados:

 

Extravio — Em um armazém bem gerenciado, todo e qualquer produto que entra ou sai precisa ser registrado. Sendo assim, extravios são mais facilmente evitados e identificados. Prateleiras inteligentes que registram o momento exato que o produto foi movimentado podem ajudar.

 

Perda — É comum que o item não tenha saído do armazém, mas seja dado como extraviado por simplesmente estar no lugar errado. Com sistemas inteligente isso não acontece, já que tudo é devidamente registrado.

 

Validade — O tempo de validade de um componente eletroeletrônico é tão importante quanto o de um alimento, por exemplo, ele garante que aquele produto ainda está em condições ideais para ser montado. Apesar de não virem com essa data descrita na sua embalagem, componentes que tenham substâncias químicas em sua composição, por exemplo, precisam ser usados logo ou perdem sua eficiência. Sendo assim, um armazém bem gerenciado precisa priorizar os produtos que foram comprados antes.

 

Obsolescência — Esse item diz respeito ao modelo do componente. Algo obsoleto pode continuar sendo usado, porém já existe um modelo novo no mercado. Isso implica na dificuldade de reposição ou substituição no caso de falhas. Por isso, evitar usar componentes obsoletos que não estejam mais sendo fabricados é uma boa prática interessante.

 

Controle de temperatura/umidade — Como já mencionamos, a temperatura e umidade são fundamentais para manter as boas condições do armazém. Contar com sensores que avisem sobre qualquer inconsistência nos padrões é, portanto, fundamental.

 

Como posso armazenar componentes corretamente?

Empresas que decidem internalizar a produção de placas eletrônicas enfrentam algumas dificuldades para armazenar componentes eletrônicos. Isso ocorre porque, ao optarem por gerir sozinhas a tarefa, não imaginam que há tantos detalhes que diferem dos produtos comuns, os quais já estão acostumadas. Para você ter ideia da complexidade da tarefa, listamos alguns pontos fundamentais que precisam ser levados em conta ao internalizar a produção:

 

Ter um bom esquema de transportes

Se a sua empresa possui diversas unidades, ou o armazém fica em um local físico diferente da fábrica de montagem, será preciso ter um esquema próprio de transportes. Ele pode ser formado por profissionais contratados e caminhões próprios, ou por uma transportadora. Nos dois casos, será preciso gerir de forma eficiente essa movimentação. No momento que a mercadoria chega, também é preciso de uma equipe para realizar o recebimento, catalogar os produtos no sistema e encaminhá-los ao local certo.

 

Ter um espaço físico adequado

A principal dificuldade enfrentada pelas empresas que decidem internalizar a logística de armazenamento diz respeito ao local escolhido para armazenar componentes. O primeiro ponto a ser levado em conta é o tamanho do espaço físico em si. Será que a empresa tem espaço para guardar todas as caixas? Elas poderão ficar em condições adequadas? Alguns componentes, por exemplo, são frágeis e precisam obedecer um número máximo de caixas em cada pilha, ou correm o risco de serem danificados.

 

Outros aspectos que precisam ser levados em conta ao armazenar componentes são a temperatura e umidade. A maioria dos componentes precisam estar acondicionados em condições muito específicas, pois podem oxidar ou proporcionarem a delaminação do item durante a produção. O resultado de ambas as situações citadas é o prejuízo e grandes transtornos, já que novos componentes precisarão ser importados, além da possibilidade atrasos na produção e ainda mais perdas financeiras.

 

Investir em tecnologias para gestão de armazéns

Quando se trata de um número pequeno de itens, gerir as informações é simples, mas quando se trata de um armazém grande e com diversidade de SKUs, o uso de tecnologias de gestão de armazéns, como WMS, torna-se essencial. Por meio desses sistemas, é possível fazer previsões de demanda, ou seja, planejar quando será necessário adquirir um novo lote de determinado componente. É mais simples também ter acesso rápido a todos os itens, uma vez que o software permite buscar a localização de cada um deles. Pode-se também acessar detalhes sobre o tempo de vida do componente para saber até quando é interessante continuar usando ou se é necessário fazer um outro projeto para substituição.

 

Contar com profissionais treinados

Tanto na logística do transporte, quanto na gestão do armazém, será necessário ter profissionais que entendam como funciona a movimentação dos produtos, o encaminhamento deles e as condições adequadas de acondicionamento. Para isso, além da gestão de pessoas para a contratação, será necessário treiná-los continuamente, especialmente quando há troca de tecnologia de gestão. Pense se sua empresa está disposta a dar a atenção devida a esse item.

 

Por que é mais vantajoso contratar uma empresa especializada?

Quando a opção é por não assumir toda a responsabilidade, mas sim terceirizar o trabalho, tudo se torna mais simples. A terceirização completa permite que se tenha todas as condições adequadas para armazenar componentes. A empresa deve estar apta também a fazer a gestão para evitar perdas. Apesar disso, é comum que, ao orçar a compra de componentes não se pense no custo total de aquisição que envolve toda a logística de importação, transporte e armazenagem. Colocando na ponta do lápis, no final das contas, quem observa as vantagens vê que vale mais à pena deixar essa tarefa para empresas especializadas. Veja algumas vantagens:

 

 

Importação

Quando o modelo de contrato prevê que a empresa realize também a importação dos componentes para a montagem da placa, a empresa contratante fica isenta, inclusive, de todos os trâmites relacionados à importação. Sabemos que trazer componentes de fora pode ser muito vantajoso do ponto de vista financeiro, mas também muito desgastante quando ocorre algum problema no trajeto. No caso da terceirização, a montadora já está habituada a lidar com isso e, inclusive, conhece alguns caminhos para evitar que contratempos ocorram como a escolha dos fornecedores, por exemplo. Veja mais neste post sobre lead time de compras.

 

Armazém no local da montagem

Em montadoras especializadas em geral o armazém fica no mesmo local da montagem. Isso evita que os componentes precisem ser transportados muitas vezes. Estando disponíveis e em condições ideais de temperatura e umidade, eles podem ser usados nas condições perfeitas para o funcionamento da placa e garantem a execução de um produto muito mais eficiente.

 

Equipe habituada a lidar com eletroeletrônicos

Uma equipe bem treinada e habituada a lidar com um produto específico não irá se confundir e nem lidar com o componente de forma equivocada. O problema de empresas que trabalham com múltiplos materiais é justamente esse: cada um possui condições diferentes. Quando você contrata um serviço especializado, há a certeza de que os profissionais que estão ali saberão lidar da melhor forma possível com o produto.

 

O componente eletroeletrônico é entregue pronto

Todas as vantagens de contratar uma montadora especializada para montar e armazenar componentes eletrônicos se resumem em uma só: não precisar se preocupar com nada que envolve a montagem. O produto chega pronto e bem acabado, perfeito para ser implantado no produto final. Qualquer problema posterior também fica sob responsabilidade da montadora de placas. Sendo assim, as vantagens tanto de facilidade quanto de economia de custos podem ser percebidas tanto no curto quanto à longo prazo.

 

Ficou com alguma dúvida? Tem interesse em saber mais sobre como funciona a contratação de uma montadora especializada em placas eletrônicas? Entre em contato conosco!

 

Post publicado originalmente em 13-07-16. Republicado em 26-10-18.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *