Rastreabilidade total em montagem de placas

A rastreabilidade possibilita a localização de informações sobre um objeto sempre que preciso. Se um produto possui um código de rastreamento, é possível saber o tipo do produto, a origem e o destino. E mais que isso: a rastreabilidade total permite até saber que componentes e placas estão em cada produto.

Essa integração permite o acompanhamento das movimentações dos materiais e produtos no interior da empresa e também fora dela. O código gravado no produto (geralmente um QR Code) está ligado a um programa de rastreabilidade que mostra o horário em que ele entra em cada processo ou setor e também em que etapa da cadeia produtiva ele se encontra. Também é possível agregar a esse código problemas e observações de um produto específico.

Desta forma, todas as empresas que participam do processo têm acesso ao histórico de um produto, desde a entrada da matéria prima até a sua expedição. Associar as informações desde o recebimento do componente e em qual placa ele será usado até em que produto a placa foi inserida reduz riscos ao consumidor final e minimiza as perdas e eventuais recalls.

Como todos os componentes de um produto estão sob rastreabilidade total, detectar problemas, como mal armazenamento ou uma placa que já chegou com defeito fica muito mais fácil, graças ao cruzamento de dados de todos os itens. Em alguns casos, só alguns componentes são rastreáveis: é a chamada rastreabilidade parcial.

Sua empresa usa a ferramenta de rastreabilidade total? Quais foram os benefícios obtidos depois da implantação do sistema? Compartilhe!

Crédito de imagem: OpenClips/CC

produza-ebook2

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *