Desafios da montagem industrial de eletrônicos

Para realizar uma montagem industrial de eletrônicos competente é necessário estar atento a um série de pequenas questões que envolvem todo o processo. Cada pormenor é igualmente importante para alcançar um resultado de sucesso. É fundamental conhecer os desafios e, principalmente, as melhores práticas para solucioná-los. Sem dúvidas, a montagem industrial de eletrônicos, quando bem executada, traz uma série de benefícios. Entretanto, uma falha pode significar o comprometimento de todo o projeto. Estar ciente do que pode ocasionar um erro é ter a oportunidade de evitar um problema ainda maior. Por isso, é preciso saber quais são os desafios enfrentados e o que você deve analisar na escolha da CM (contract manufacturer).

Layout

O desenvolvimento do layout de uma PCI precisa seguir precisamente determinadas regras. É preciso, por exemplo, um cuidado com a localização dos componentes próximos da borda, que podem sofrer danos. A ausência dos pontos fiduciais também é outro problema que deve ser evitado. Os pontos fiduciais são parte determinante do projeto, por servirem como pontos de controle e guia de localização. A distribuição adequada de peças e componentes irá otimizar o processo. No final, um layout correto será o grande responsável para obter uma montagem industrial de eletrônicos bem sucedida que não necessite de reestruturação.

Estocagem

Um bom planejamento de estocagem precisa considerar todas as variáveis dos componentes eletrônicos. A qualidade e as propriedades do material fazem diferença na opção pelo processo de acondicionamento mais adequado. Longos períodos, condições do ambientes, temperatura, entre outros, são fatores determinantes para a montagem industrial de eletrônicos. O resultado de uma estocagem inadequada pode chegar até a uma deterioração com perda total. Os componentes com MSL>1 são um dos casos que precisam de métodos específicos para o acondicionamento, utilizando as dry boxes, o controle de temperatura e o controle de umidade para garantir a segurança do material.

Press Fit

O uso de tecnologias não tradicionais na montagem industrial de eletrônicos pode trazer uma série de vantagens, como soluções inovadoras e alternativas diferenciadas. Porém, é preciso cautela redobrada para uma nova rotina de procedimentos. O Press Fit é uma dessas opções não-tradicionais com diversos benefícios e uma garantia de ótima conexão e soldagem. A recomendação para evitar danos aos componentes é a criação de um fixture (gabarito), individual para cada PCB. Um gasto que precisa ser previsto desde o orçamento inicial.

Obsolência
Uma pesquisa prévia de produto e fabricante é o melhor começo para evitar que o projeto seja prejudicado com a compra de componentes obsoletos e comprometa a montagem industrial de eletrônicos. O distribuidor e o fabricante costumam avisar por meio de canais oficiais de comunicação sobre o status dos produtos. Além disso, é possível ainda fazer comparações com outros componentes que podem obedecer aos requisitos do projeto. Outra questão envolve os projetos de longa duração que, por vezes, podem contar com componentes que se tornaram obsoletos no decorrer do tempo. Para isso, não há fórmula, é preciso realizar a substituição por alternativas que estejam dentro dos novos parâmetros e de acordo com o projeto.

Ficou com alguma dúvida sobre os desafios da montagem industrial de eletrônicos? Compartilhe!

Crédito de imagem: PublicDomainPictures/CC

Manual para terceirização total de placas eletrônicas

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *