ERP na CM: entenda a importância

Um ERP (do inglês, Enterprise Resource Planning) é um sistema que integra todos os processos em um único software. Contratar uma CM que conte com um serviço como esse é a garantia de que dificilmente algum processo dará errado. Sabemos que em uma empresa de montagem, cada detalhe importa, não só na linha de montagem em si, mas também em outros setores. Um bom ERP gerencia lançamentos de pedidos, prazos de maneira geral, codificações de itens, estrutura de produtos, gerenciamento de estoque, necessidade e solicitações de compras, pedidos e acompanhamentos de compras, gerenciamento financeiro e contábil, planejamento e gerenciamento da produção de maneira geral.

Benefícios do ERP

Ter todos os dados em um único sistema garante que não haverá inconsistências. Imagine que cada setor use um software diferente e um dia haja a necessidade de fazer um diagnóstico geral da empresa. Se os dados estão dispersos, fica muito mais difícil consolidar essas informações, compará-las e analisá-las. Com um sistema só, é possível que essas análises sejam feitas, inclusive, de forma periódica e automática. Para que fique ainda mais claro, detalharemos todas as vantagens de contratar uma CM organizada por um sistema de ERP:

  • Confiabilidade de dados

Se todos os setores usam o mesmo sistema, todos são obrigados a “falar a mesma língua”. Dessa forma, dificilmente haverá dados e interpretações diferentes sobre o mesmo tema. Com o ERP, quando um setor precisa de informações de outro, basta acessá-las de forma simples e rápida.

  • Possibilidade de identificar pontos críticos

Na hipótese de uma crise, se há um único sistema, fica muito mais fácil saber onde se está errando. Como é possível fazer análises periódicas, os pontos críticos ficam mais evidentes e problemas podem ser solucionados antes mesmo de virarem uma crise ou refletirem em prejuízos.

  • Redução de gastos

Com toda essa precisão e análises preditivas, diminuem os erros e consequentemente os gastos com perdas e refações. Isso sem falar que uma empresa mais integrada necessita de menos funcionários e menos tempo para a execução de uma única tarefa.

Quais são as vantagens para o cliente da CM?

Para o cliente que contrata uma CM que conta com um sistema ERP as principais vantagens são a organização e a redução de custos. Uma CM que tem todos os processos organizados pode oferecer mais informações ao cliente sobre o serviço que está sendo prestado e é capaz de resolver problemas antes mesmo que eles aconteçam. Sobre o preço, ele também tende a ser mais competitivo por conta da eficiência que a empresa é capaz de empregar na execução da tarefa. Por isso, ao escolher um parceiro, observe também esse detalhe.
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