Lista de materiais na indústria: por que seguir algumas regras é tão importante?

lista de materiais na indústria

A lista de materiais na indústria funciona como um tipo de guia ou receita a ser seguida. Por meio dela, é possível fazer um checklist e confirmar se todos os ítens necessários para a montagem foram contemplados. No caso das placas eletrônicas, ela inclui desde a compra de componentes até o destino que o produto terá depois de pronto. Formular uma boa lista de materiais, no entanto, não é tão simples quanto parece. É necessário levar em conta aspectos como lead time, obsolescência de componentes, armazenamento e até o tipo de embalagem na qual estão acomodados os componentes.

 

Para ter uma boa lista de materiais a regra geral é estar atento a todos os detalhes, sem exceção. Separamos algumas dicas. Confira!

 

3 dicas para uma boa lista de materiais

A boa lista de materiais começa no momento do projeto de uma placa eletrônica. É nele que estarão descritos quais os componentes devem ser utilizados. Essa decisão é crucial para o sucesso de um projeto, pois uma simples mudança pode acarretar na necessidade de uma mudança total de planejamento. Veja 3 dicas para uma boa lista de materiais:

Precisa trazer informações claras

No que diz respeito à montagem em si, uma boa lista de materiais deve proporcionar à empresa parceira a fácil identificação dos componentes, cuidando sempre para não haver duplicidade de informações. A comunicação entre os parceiros deve ser constante e direta para que nenhum ruído cause erros no resultado final.

Deve facilitar a montagem

A conversa constante entre os parceiros de montagem também deve ocorrer para facilitar os processos de execução da placa. Muitas vezes a escolha por um ou outro componente pode não fazer diferença no funcionamento da placa, mas dificulta o trabalho de montagem eletroeletrônica. Um exemplo é a opção pela compra de componentes em rolo, bandeja, tubo ou a granel. As duas últimas opções podem causar um grande retrabalho, pois a inserção na máquina pode não ser automática e necessitar de um processo manual.

Precisa ser revisada constantemente

Como mencionamos no início do texto, um dos problemas que ocorrem com a lista de materiais é referente à obsolescência, ou seja, ao optar por um componente é preciso verificar se ele ainda ficará no mercado por tempo suficiente para que não chegue ao consumidor final obsoleto. Essa prática de verificação deve ser repetida sempre que houver pedido para uma nova leva de produtos, pois com o passar do tempo a obsolescência pode ter se tornado muito próxima. Hoje em dia, há softwares que verificam a lista de materiais e conferem automaticamente dados desse tipo.

Como fazer dar certo?

Observando todas essas especificidades em relação à lista de materiais, fica claro que a parceria entre cliente e CM precisa ser muito próxima. Sendo assim, uma alternativa extremamente vantajosa é que a parceria se dê em um modelo turn key. Como o próprio nome sugere, a empresa contratada por meio desta modalidade passa a ter plenos poderes de atuação e decisão em questões específicas como a lista de materiais. Dessa forma, as chances de haver erros diminuem, já que a expertise da CM permite que sejam analisadas todas as hipóteses de erro antes mesmo de iniciarem os trabalhos de execução.

 

 

Caso queira saber mais sobre lista de materiais ou sobre parcerias turn key, entre em contato conosco!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *