A importância da redução do tempo de setup no maquinário SMD

SMD

Na manufatura SMT, o setup das máquinas pode consumir mais de 50% do tempo total de produção, segundo M. Sadiq e T. Landers, autores de “Computers & Industrial Engineering”. Isso acontece tanto pelo número elevado de alimentadores para o maquinário SMD quanto pela dificuldade no manuseio e identificação dos carretéis de componentes. Quando a empresa não dá a devida atenção a esses fatores, há baixa eficiência do processo produtivo.

Se você quer reduzir o tempo de montagem das placas, acompanhe as dicas que separamos:

1. Separar os componentes por tipo de placa

A otimização do processo de montagem já começa pela armazenagem. Um software que permita localizar resistores, capacitores, diodos, transistores, flat chips e outros componentes SMD ajuda a diminuir o tempo gasto nessa etapa.

2. Setup offline

Enquanto as máquinas estão ocupadas montando as placas, você pode preparar as próximas bobinas e bandejas com os componentes necessários. Além dos carretéis de componentes, algumas montadoras utilizam bandejas e pedaços de fita de componentes, o que normalmente resultam em um tempo ainda maior de setup. Por isso, dê preferência ao carretel (rolo) para diminuir o tempo.

3. Deixar a programação pré-pronta

É possível programar a insersora, da printer, do forno, da SPI e da AOI enquanto um tipo de placa está sendo montada na linha de produção. Dessa forma, quando chegar a hora da montagem da outra SMD, o profissional só precisará carregar o programa, economizando tempo e agilizando o processo.

Seguindo essas três recomendações, certamente sua empresa irá reduzir o tempo de setup no maquinário SMD e aumentar a produtividade. Resultado: mais placas montadas em menos tempo.

Crédito de imagem: Photl/CC

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *