Rastreabilidade: um diferencial para o seu produto

rastreabilidade

O mercado globalizado tem apresentado uma necessidade de informações cada vez maior sobre os produtos e os processos pelo qual passam. Para se adaptarem a estas necessidades, empresas passaram a implementar sistemas de rastreabilidade que monitoram produtos em suas linhas de produção e dão acesso constante à informação do produto durante as operações da cadeia de suprimento. O conhecimento da procedência do insumo e acompanhamento dos deslocamentos internos, por exemplo, são possibilidades que a ferramenta trouxe para as empresas.

A rastreabilidade de um produto permite a localização de informações sobre o mesmo sempre que for necessária. Em resumo, rastrear um produto é saber o que é, de onde veio e para onde vai – em outras palavras, tipo do produto, origem e destino.

A ferramenta também permite o acompanhamento das movimentações dos materiais e produtos no interior da empresa. Como? O sistema liga o código gravado no produto (QR Code) ao horário em que ele entra em cada processo ou setor e grava eventuais problemas e observações de um produto específico. Desta forma, a empresa tem acesso a todo histórico de um produto, desde a entrada da matéria prima até a sua expedição.

Em CMs de excelência, o sistema QR Code é gravado na placa eletrônica quando entra na linha de produção e monitorado enquanto a placa passa por cada processo (SPI, AOI, revisão, teste etc), sendo bipada automaticamente ou manualmente. A bipagem alimenta o software de gerenciamento em tempo real, deixando a CM com as informações necessárias para gerar relatórios de montagem e melhorias, baseadas nas observações do processo.

O sistema de rastreabilidade significa, além de redução de riscos ao consumidor final, proteção da marca e gestão de riscos de distribuição de produtos com defeito, minimizando as perdas e eventuais recalls. A rastreabilidade é um grande passo para empresas que procuram eficiência e aumento da produtividade.

Sua empresa se preocupa com a rastreabilidade das placas eletrônicas? Conte sua experiência nos comentários.

Crédito de imagem: AJ Batac/CC

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *