Confidencialidade e segurança na montagem de protótipos

Certamente, você já ouviu falar que informação é poder. Atualmente, dentro do mercado industrial, essa premissa não poderia ser mais verdadeira. Para ganhar vantagens competitivas, é comum que as organizações utilizem da análise de dados e estudos do mercado e dos concorrentes para criar ou aperfeiçoar estratégias. Por isso, é tão importante investir em tecnologias […]

Tendências de robótica para indústrias

É inegável que o avanço tecnológico, além de movimentar as pesquisas acadêmicas, tem modificado a rotina dentro das fábricas. Nesse panorama, a robótica para indústrias, com aplicações práticas e possibilidades inovadoras, tem sido um dos temas mais recorrentes. No livro “Automação Industrial na prática”, o autor Frank Lamb confirma o novo contexto, com robôs industriais […]

Boas práticas para distribuição de placas eletrônicas

Agregar vantagens competitivas é um dos principais objetivos das empresas e da indústria brasileira. Nesse ponto, um grande diferencial tanto das CMs quanto das empresas é a logística e a distribuição das placas eletrônicas e dos componentes. Seja na hora da aquisição do componente ou na entrega final, uma CM de qualidade oferecerá as melhores […]

3 estratégias para aumentar a produtividade da indústria

Em relação à produtividade da indústria, uma pesquisa recente demonstrou que o Brasil não conseguiu uma alta taxa de crescimento entre os anos 2002 e 2012. A comparação entre 12 países, realizada pela Confederação Nacional da Indústria, apontou para uma taxa de produção por hora de trabalho por ano de apenas 0,6%, colocando o país […]

Saiba qual é a importância dos arquivos de fabricação da PCI: formato Gerber

Um bom projeto eletrônico, com grande probabilidade de sucesso, precisa contar com uma lista com os materiais e a quantidade necessária deles para a montagem de produtos. A estrutura de produtos, também conhecida como Bill of materials, ou BOM, é o ponto de partida de qualquer procedimento. Clique no link a seguir para ter acesso […]

P&D industrial não é passivo – é ativo em tempos de crise

Em 2008, durante a crise mundial, a reação da indústria brasileira foi sustentada, principalmente, por três ações: cortes na produção, nas vagas e na inovação. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2009 até 2011, apenas 35,6% das empresas lançaram produtos inovadores ou empregaram processos mais eficientes. No […]

Gestão da inovação: como estabelecer políticas para indústrias eletrônicas

Mais do que nunca, as políticas de incentivo à inovação figuram como o tema da vez. Há uma gama enorme de discussões sobre inovação e gestão da inovação na indústria, seja com viés acadêmico, social ou político. Afinal, a capacidade de estimular a produção de soluções, produtos ou serviços inovadores interfere na capacidade de aumentar […]

Por que testar placas é mais barato do que lançá-las sem testes

É notável que, durante os últimos anos, os avanços tecnológicos têm desempenhado um papel importante no aumento de produtividade da indústria, bem como nos padrões de qualidade e desempenho. Diante disso, torna-se cada vez mais importante o aperfeiçoamento das placas eletrônicas e do processo de montagem. Com o auxílio de processos automatizados, as empresas têm […]

3 maiores indicadores para o layout fabril na montagem de placas

A escolha do modelo de layout fabril a ser implementado é um dos momentos mais importantes para a empresa, pois o planejamento da estrutura da fábrica interfere diretamente em diversas rotinas e resultados, desde o posicionamento de equipes-chave e da escolha do layout do maquinário até no aumento da produtividade e na redução de custos. […]

Gestão estratégica da indústria: conheço o método de recursos e de mercado

Anteriormente, apresentamos dois métodos de gestão estratégica para indústria, o top-down e o bottom-up. Com viés distinto, cada um corresponde a um perfil de empresa ou a uma fase específica em que o planejamento de gestão se encontra. Para isso, analisamos a maturidade do negócio, o planejamento estratégico e as abordagens adotadas em ações rotineiras. […]