Reparar ou substituir componentes: eis a questão

Reparar ou substituir componentes

Quando os dispositivos eletrônicos da sua empresa apresentam falhas, como você lida com o problema? Para muitas empresas, o protocolo é simplesmente substituir toda a unidade, quando está sob garantia. Embora esta seja uma solução relativamente rápida se os componentes estiverem em estoque, pode não ser a ação mais inteligente e rentável. Então quando reparar ou substituir componentes?

Em muitos casos, quando os dispositivos apresentam falhas, a causa é apenas um componente ou um pequeno problema subjacente. Quando isso acontece, é muito mais econômico e lógico simplesmente substituir as peças com defeito ou fazer os reparos e ajustes necessários. Já nos casos em que todo o circuito da placa apresenta problema ou o custo de mão de obra de reparo é mais alto do que os componentes, a substituição total deve ser considerada.

Ao fazer reparos na placa, alguns benefícios são esperados, tais como:

  • Redução dos custos de reposição 

    Um problema na placa eletrônica de um aparelho pode resultar em defeitos no produto depois que ele já está com o consumidor. O custo para substituir uma unidade inteira sempre será muito maior do que simplesmente a substituição de uma ou duas peças antes do destino final de mercado. Os reparos e testes são responsáveis por uma grande economia e podem colocar sua empresa entre as líderes de mercado.

  • Custos mais baixos para os consumidores

    Quando sua empresa consegue poupar recursos, os benefícios podem ser repassados para os consumidores.  Se você está gastando menos com custos operacionais e compra de componentes, isso significa que você pode dar ao luxo de diminuir o valor sobre o produto e oferecer maiores garantias.

  • Aumento da credibilidade da marca

    O problema com a substituição de um eletroeletrônico inteiro é que sugere que o dispositivo não é bom. Um defeito em um produto pode passar a impressão de que os produtos da sua marca são de qualidade inferior aos do concorrente.

  • Ser ambientalmente responsável

    A substituição de uma unidade (seja placa ou componente da placa) que poderia ser reparado é um grande desperdício. Isso exige a utilização de mais recursos naturais, mais energia e produz uma quantidade de lixo maior e desnecessária. Reparar componentes em vez de substitui-los é um ato simples que ajuda a empresa a proteger o meio ambiente.

Sua empresa costuma reparar ou substituir componentes eletrônicos? Deixe sua resposta na área de comentários.

Crédito de imagem: escolaespai/CC

 

Manual para terceirização total de placas eletrônicas

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