FAQ.
Confira abaixo algumas das dúvidas mais frequentes apresentadas pelos nossos clientes e conte com a gente para esclarecer qualquer outra que restar.
Como a Produza trata as informações confidenciais do meu projeto?
Antes de receber qualquer tipo de informação confidencial é firmado um NDA (No Disclosure Agreement) ou Contrato de Confidencialidade entre as partes. Além disso, todos os colaboradores da Produza possuem um NDA também assinado com a empresa.
A Produza possui um lote mínimo para montar placas ou produtos eletrônicos?
A Produza atua na manufatura de médias e grandes séries, mas também na montagem de protótipos e lotes piloto de produção.
Tenho uma ideia e preciso transformá-la em produto. A Produza pode me ajudar?
A Produza não atua na etapa de desenvolvimento do projeto. Apenas após o projeto finalizado ele é encaminhado para executarmos.
A localização da minha empresa pode ser uma restrição para contratar os serviços da Produza?
Não. A Produza tem clientes em todo o Brasil e também no exterior, não sendo a localização da sua empresa um impedimento para a contratação da montadora.
Produzo uma parte das placas internamente e preciso apenas de um lote pontual. Posso contratar a Produza?
Sim. Trabalhamos com demandas pontuais de acordo com a necessidade do cliente, mantendo sempre os padrões estabelecidos previamente.
Meu produto possui uma tecnologia de montagem muito específica, posso contar com a Produza?
Somos uma fábrica com tecnologia de ponta acostumada a lidar com produtos de alta tecnologia. Cada caso precisa ser avaliado de forma específica, mas há grandes chances de sermos aptos a cumprir com as exigências do seu produto.
A Produza realiza integração de produtos, fornecendo também as peças mecânicas?
Sim. Além da montagem da placa eletrônica, a Produza realiza a montagem de partes mecânicas, cabos, e demais itens que forem necessários para montagem completa do produto. Também realizamos a compra e fornecimento dessas peças.
A Produza desenvolve ou fabrica equipamentos para teste de placas ou produtos eletrônicos?
A Produza não desenvolve equipamentos para testes, porém, realizamos testes funcionais de acordo com as especificações vindas do cliente nos projetos em andamento.
A Produza realiza a gravação do Firmware?
Sim, mas somente na parte de testes, realizada com base no que o cliente desenvolveu e enviou.
É possível fornecer uma estimativa de custo para a manufatura do meu projeto?
Não. A Produza trabalha somente com base na documentação completa do projeto enviado pelo cliente com os arquivos de fabricação e lista de materiais, para diminuir a margem de erro na proposta comercial.
A Produza realiza aplicação de Conformal Coating?
Sim. A Produza possui equipamentos automáticos para a aplicação de Conformal Coating, de acordo com as especificações do cliente.
A Produza possui rastreabilidade dos produtos?
Sim. Todas as placas eletrônicas produzidas na Produza recebem um código único e exclusivo por placa por meio de gravação a laser realizada com equipamento específico para gravação em placas de circuito impresso.
A Produza fabrica internamente as placas de circuito impresso (PCI)?
Não. A Produza não fabrica as placas de circuito impresso internamente. O que realizamos é a montagem de todos os componentes nas PCI. Mas, no regime Turn Key, as placas são fornecidas pela Produza por parcerias homologadas, junto com o projeto todo.
O que é a tecnologia SMT?
Do inglês, Surface Mount Technology, SMT é um método de montagem de circuitos eletrônicos no qual os componentes são montados diretamente sobre a superfície da placa de circuito impresso (PCB).
O que é a tecnologia THT?
A Through Hole Technology, ou THT, é uma metodologia de montagem na qual os pinos dos componentes tradicionais, chamados PTH (pin through hole), são inseridos manualmente e soldados através de furos na placa de circuito impresso.
Quais os tipos de componentes eletrônicos que a Produza consegue montar?
A Produza pode realizar a montagem de componentes SMD, PTH, PRESS-FIT e partes mecânicas em geral. Para montagem automática de componentes SMD as dimensões seguem abaixo:
Tamanho Máximo: 55 mm x 45 mm
Tamanho Mínimo: 0,4 mm x 0,2 mm (01005)
Altura Máxima de Componente: 25 mm
Retícula mínima dos pinos: 0,3 mm
Largura mínima dos pinos: 0,15 mm
Retícula mínima da esfera: 0,25 mm para componentes menores de 18 mm x 18 mm e 0,35 mm para componentes maiores ou iguais a 18 mm x 18 mm
Para dimensões diferentes das citadas é necessário entrar em contato para verificar possibilidades de modificações das configurações atuais dos equipamentos de montagem.
Quais as dimensões de painel que a Produza consegue montar automaticamente?
As dimensões recomendadas, para que a linha de montagem automática não tenha dificuldades de transporte entre máquinas, são painéis retangulares e com as dimensões:
Dimensão mínima (comprimento x largura):120 mm x 75 mm
Dimensão máxima (comprimento x largura ): 550 mm x 250 mm
Espessura máxima: 4,5 mm
Peso máximo da PCI, com componentes SMD: 2 kg
Borda mínima, sem componentes: 5 mm em cada lado do comprimento da placa
Porém, nominalmente, nossos equipamentos conseguem montar painéis de 50 mm x 75 mm a 550 mm x 500 mm e espessura de até 6,5 mm.
Observações: Se o painel com apenas uma placa não estiver de acordo com as dimensões recomendadas, ou possuir formatos que não sejam retangulares, sugerimos o aumento do número de placas por painel ou adição de material que será retirado após o processo de montagem. Os painéis podem ser desenvolvidos pela equipe da Produza.
O que é e qual a importância do arquivo no formato ODB++?
O ODB++ é um formato utilizado universalmente na indústria eletrônica, que tem como principal objetivo a compatibilidade entre ferramentas de diferentes fornecedores e o compartilhamento de informações necessárias para fabricação e montagem de produtos eletrônicos. Os softwares utilizados para preparação dos processos de montagem das placas eletrônicas têm maior facilidade de utilização desse arquivo, de modo que é possível ter uma documentação mais precisa e completa.
Como obter o arquivo ODB++?
O arquivo pode ser facilmente obtido nos principais softwares de design de placas eletrônicas, apenas realizando a exportação no formato ODB++.
O que são as normas IPC?
As normas IPC definem parâmetros de qualidade internacionais para indústria de eletrônicos, com o objetivo de promover melhores práticas competitivas para a indústria. Os padrões são estabelecidos desde o design até a entrega de placas de circuito impresso e montagem. Seguir essas normas é recomendado para todas as empresas do ramo.
A Produza possui controle ESD (Electrostatic Discharge)?
Sim. A Produza realiza a adoção de normas, monitoramentos, treinamentos, piso dissipativo, mantas, jalecos, calcanheiras, luvas, pulseiras, fitas, embalagens e demais ferramentas anti estáticas, utilizadas na produção, que são definidos no plano de controle ESD (Electrostatic Discharge) da empresa.
O que é e qual a importância do MSL (Moisture Sensitivity Level)?
MSL ou Moisture Sensitivity Level é um conceito de controle de componentes eletrônicos sensíveis à umidade. Cada componente possui um nível, definido pelo fabricante, baseado nas suas características. E, de acordo com o nível e o tempo de exposição, são definidas as necessidades específicas de controle de temperatura e umidade que o componente deve ter para estar apto para produção. A não realização desses controles podem ocasionar a expansão da umidade aprisionada no componente e consequentemente danos (delaminação) ao mesmo no processo de soldagem.
A Produza possui controle de MSL?
A Produza possui controle de MSL?
Sim. A Produza possui ferramentas e equipamentos que garantem o controle adequado de todos os componentes com sensibilidade a umidade.