Categorias: gestão

Como reduzir custos com montagem de placas

Em um momento de queda da produção industrial no país, a competitividade aumenta ainda mais, o que gera a necessidade maior de cortar gastos, melhorar a qualidade e aumentar a produtividade. Uma alternativa para indústria de eletroeletrônicos é buscar reduzir custos com montagem de placas para se manter competitiva no mercado. Abaixo, selecionamos algumas maneiras de conseguir isso na etapa de montagem das placas.

Optar pela tecnologia SMT

O uso dessa tecnologia otimiza o processo, reduz custos para placas montadas em grande volume e aumenta a conformidade do projeto. As PCIs baseadas nessa tecnologia também pode ser montadas sem a interferência humana, reduzindo bastante os riscos de erros e defeitos na placa.

Testar

O teste pode evitar que uma placa não funcional chegue ao consumidor final. Quando isso acontece, o impacto negativo para a marca é enorme. Também deve-se somar a isso os custos de transporte da placa que volta à montadora, o custo da mão de obra empregado e dos componentes novos que serão inseridos.

Consertar em vez de substituir

Um grande número de falhas de fabricação e montagem comuns em PCIs pode ser corrigido facilmente. Muitas vezes, esses reparos são simples, desde que realizados com as ferramentas corretas e por pessoal especializado. Como grande parte das empresas não tem tecnologia para reparos mais complexos, elas tendem a simplesmente substituir as placas por completo, perdendo dinheiro com isso.

Escolher um parceiro próximo

Quando a produção é em larga escala, é mais vantajoso escolher uma CM mais próxima da sua fábrica. Dessa forma, as linhas de abastecimento são mais curtas, os custos de combustível são mais baixos e o tempo de resposta é mais curto.

Investir em um bom layout

Quando uma empresa faz um layout com componentes próximos demais da borda da placa, por exemplo, a chance de que eles sejam danificados é muito grande. Alguns cuidados, como evitar a inserção de componentes neste local e projetar a distribuição adequada das peças pela placa facilitam a montagem, a detecção de defeitos e por consequência, a redução de custos com substituições e retrabalho.

Reduzir custos com montagem de placas é uma das maneiras de tornar o processo de produção da sua empresa mais saudável a rentável. Você também pode fazer gestão da demanda e previsão no setor industrial e planejar estoque da sua empresa.

Crédito de imagem: Photl/CC

Marcelo Gouvea

Gerente Comercial PRODUZA S/A

Posts recentes

Custo de produção: saiba como calcular corretamente

Calcular corretamente o custo de produção é necessário para qualquer empresa otimizar sua operação e…

2 semanas atrás

ISO 13485: como obter a certificação de qualidade para dispositivos médicos

A ISO 13485 é a principal norma de gestão da qualidade para empresas que fabricam…

3 semanas atrás

A importância da logística reversa na indústria eletroeletrônica

A logística reversa na indústria eletroeletrônica é uma aliada na sustentabilidade e na economia circular.…

4 semanas atrás

O que é BGA: saiba como utilizar e quais os principais cuidados

O BGA (Ball Grid Array) é muito utilizado em componentes eletrônicos devido a sua rapidez…

1 mês atrás

Gerenciamento de Riscos para o Produto conforme a ABNT NBR ISO 14971

O gerenciamento de riscos é um processo que garante a segurança e a eficácia de…

2 meses atrás

Energia renovável e o mercado eletroeletrônico

A transição para fontes de energia renováveis tem impactado profundamente o mercado eletroeletrônico, impulsionando inovações…

2 meses atrás