A soma gasta com a compra de insumos para a produção pode chegar a 80% do total das receitas brutas. Esses números deixam claro que pequenos ganhos obtidos na área de compras de uma indústria são essenciais para aumento no lucro e consequente aumento na competitividade. Mesmo assim, algumas empresas ainda enxergam o setor como mecânico e tático, quando na verdade, deveria ser visto também como uma parte da estratégia da organização.
Mesmo que o setor de compras seja bem desenvolvido dentro da indústria e que seja estruturado em torno da manutenção de baixo custo, ele ainda depende dos fornecedores. Neste ponto, a livre concorrência é fundamental para que os preços sejam mais baixos. No entanto, se o componente necessário faz parte de um pequeno mercado, com poucos concorrentes, a vontade e poder do fornecedor se eleva sobre as negociações de preço com o comprador.
É importante estar atento para as oportunidades em que a compra de insumos pode aumentar a rentabilidade da indústria. Os ciclos de mercado geram alguns benefícios e podem ser responsáveis por aumentos bruscos dos preços. Para não ser pega desprevenida e ainda tirar benefícios dessas oscilações, a área de compras precisa desenvolver estratégias, como a compra de um lote maior em um determinado período, aproveitando o preço baixo ou a iminência de um aumento. Outra alternativa é a importação de componentes.
Devido à importância de um setor de compras bem desenvolvido, a terceirização dessa atividade tem se mostrado eficaz para a otimização do gerenciamento completo da cadeia de suprimentos. Ao terceirizar a compra de insumos, a indústria repassa a responsabilidade de estocagem e embalagem, logística de distribuição, rastreabilidade e compra de materiais importados e nacionais para a parceira. Esta, por sua vez, usará três princípios fundamentais para garantir rentabilidade:
Como funciona a compra de insumos na sua empresa? Conte sua experiência no campo de comentários do blog.
Crédito de imagem: PublicDomainPictures/CC
O gerenciamento de riscos é um processo que garante a segurança e a eficácia de…
A transição para fontes de energia renováveis tem impactado profundamente o mercado eletroeletrônico, impulsionando inovações…
A movimentação de materiais dentro da fábrica se refere ao transporte de insumos, componentes e…
A planilha BOM auxilia na organização e controle dos componentes eletrônicos utilizados na produção. Essa…
A subvenção para projetos eletroeletrônicos é um incentivo financeiro destinado a apoiar o desenvolvimento de…
A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece critérios para sistemas de gestão da…