Uma das métricas mais importantes em uma indústria é o custo de produção. Esse valor diz respeito ao valor dos insumos, contratação de funcionários, energia elétrica, água, etc. Mas há outros fatores que interferem nesse custo, como variáveis em relação a perdas, má contratação de pessoas etc. Estes últimos, bem mais difíceis de calcular, nem sempre são levados em conta ao se fazer estimativas para a terceirização de serviços, por exemplo. Por isso, separamos alguns pontos que precisam ser analisados ao realizar um cálculo de custo de produção.
Já falamos aqui no blog sobre como melhorar o desempenho da sua empresa para reduzir custos de produção. Uma das dicas é saber identificar onde estão as perdas. Esse é maior fator de confusão no momento de calcular quanto uma peça realmente custou para ser feita. Há fábricas que possuem gargalos enormes e estão desperdiçando tempo e dinheiro sem ao menos entenderem o por quê. Veja alguns fatores:
Fazer boas compras é fundamental para reduzir o custo de produção. Entender como funciona o mecanismo dos fornecedores, especialmente quando peças são adquiridas fora do país, é fundamental para a gestão eficiente dos recursos. Um bom gerente de compras, conhece os detalhes do lead time de compras de todas as peças que compõe o produto. Assim, é possível prever atrasos e inconsistências de modo que a empresa possa se preparar.
Quando o assunto é transporte e armazenamento, certamente sua empresa inclui no custo custo de produção a gasolina e a contratação de funcionários, mas você pensa nos gastos de um imprevisto como um grande atraso na chegada de peças para produção? No armazenamento, sua equipe toma todos os cuidados necessários para que os componentes não oxidem? Todos esses detalhes precisam ser incluídos ao estimar custos.
Poucos gestores imaginam o quanto a gestão de pessoas influencia no custo de produção. Funcionários satisfeitos trabalham muito melhor, com menos erros e mais frequência no trabalho. Uma equipe desmotivada possui um número grande de atestados médicos ou lentidão na execução de tarefas. O momento do recrutamento também é fundamental, esteja certo de que os colaboradores escolhidos estão totalmente engajadas com o propósito da empresa.
Sua fábrica é do tipo que só presta atenção nos equipamentos quando eles apresentam algum problema? Cuidado! Essa prática é desvantajosa e eleva muito o custo de produção. Uma máquina parada significa muito tempo de trabalho perdido. Já um equipamento que recebe manutenção constante dificilmente deixará sua equipe na mão.
Só levando em conta esses fatores é possível ter a dimensão real do custo de produção. As empresas que levam isso em consideração, e trabalham com o fator risco em seus indicadores de desempenho, acabam optando pela terceirização. Essa escolha prioriza a entrega e leva em conta que a empresa escolhida tem mais know how para executar a tarefa de forma eficiente.
Se você procura uma empresa para realizar a montagem de placas eletrônicas e diminuir o custo de produção entre em contato conosco!
A sustentabilidade industrial refere-se à integração de práticas que visam uma maior consciência ambiental nas…
O lead time é o tempo total que uma empresa leva para completar um processo,…
A Surface Mount Technology (SMT) é uma técnica moderna utilizada na fabricação de projetos eletrônicos,…
MTBF e MTTR são indicadores importantes na manutenção e confiabilidade de equipamentos industriais. O MTBF…
Design para manufatura é o processo de projetar produtos para simplificar sua fabricação e assim,…
O layout fabril é o arranjo físico dos equipamentos, estações de trabalho e áreas de…