Categorias: negócios

Por que uma startup deve apostar em circuitos eletrônicos práticos?

Os circuitos eletrônicos práticos são aqueles que encontram soluções mais simples para as funções da placa. Startups que trabalham no desenvolvimento de novos produtos eletroeletrônicos nem sempre conseguem chegar a esse modelo, e isso acaba causando alguns transtornos, especialmente relacionados ao custo final. Descobrir a configuração mais simples possível para o desenvolvimento do dispositivo é interessante porque o resultado final acaba sendo o mesmo, mas a forma de chegar à solução para o problema não.

 

Circuitos eletrônicos práticos são um diferencial?

Neste artigo do site Newton Braga, o autor brinca que os profissionais de eletrônica estão divididos entre os que não encontram soluções para os desafios do circuito e os que encontram, mas elas são muito complexas. No time do meio estão os que encontram soluções simples, mas estes são raros. Ele explica que esse tipo de solução precisa ser conhecida, pois é muito exigida dos profissionais. Encontrar formas de criar circuitos eletrônicos práticos com certeza é um grande diferencial.

 

Assim como os circuitos eletrônicos práticos podem reduzir os custos, procurar a parceria de uma montadora especializada também pode ser a diferença entre um projeto viável e um que não foi para frente. Por não se darem conta disso, alguns donos de startup acabam fazendo muitas etapas por conta própria e perdendo tempo e dinheiro em soluções que poderiam ser mais simples. Nesse momento, você pode estar concordando que a parceria com uma montadora pode ser mais eficiente, mas se perguntando como isso pode reduzir os custos da montagem. Por isso, separamos alguns argumentos:

 

Alterações pontuais no projeto inicial

Uma montadora especializada não é responsável por modelar o design da placa junto com a empresa, mas pode dar alguns conselhos. Especialmente se forem relacionados ao melhor rendimento da montagem. Além dos circuitos eletrônicos práticos, a placa também deve seguir algumas regras relacionadas, especialmente às dimensões, que precisam ser respeitadas. Neste material, temos alguns exemplos de como esses cuidados tornam-se diferenciais.

 

Compra de componentes

Startups, ao menos no início, acabam fazendo pequenos lotes de produtos para demonstração. Isso significa que os custos com importação de componentes acabam sendo mais altos, pois não há grandes quantidades para negociar melhores preços. Na parceria no modelo de terceirização total com uma montadora especializada o cliente sequer precisa se preocupar com a forma que os componentes chegarão até a montagem. Sendo assim, muitos custos acabam sendo reduzidos.

 

 

Redução de erros

Errar custa caro, isso você já sabe. Mas errar no desenvolvimento de um produto eletroeletrônico pode significar o fracasso do trabalho de anos. Ter do lado um parceiro especializado na montagem que possui experiência de mercado e é acostumado a lidar com demandas de todos os tipos, acaba trazendo uma segurança muito maior. Isso sem falar que, a partir do momento que a startup confia a montagem ao terceiro, os potenciais erros ficam sob a responsabilidade da fábrica. Tentar montar produtos manualmente, mesmo em empresas iniciantes e mesmo que sejam circuitos eletrônicos práticos, não é uma boa ideia.

 

Benefícios fiscais

Parcerias com montadoras acabam abrindo portas para benefícios como o da Lei da informática, que oferece descontos de imposto para empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento. No caso da Produza, por exemplo, esse benefício pode vir em dobro, já que nós já investimos nesse setor e, se sua empresa também investir, ganhar o direito de ser beneficiada.

 

Acabamento impecável

Uma empresa iniciante, para chamar a atenção, precisa ter alguns diferenciais. O acabamento de um dispositivo eletroeletrônico faz a diferença para clientes mais atentos. Se o seu produto possui funcionalidades muito interessantes, mas tem uma aparência amadora, pode ser comparado a outro similar que possui melhor acabamento e acabar sendo descartado. Invista em passar boa impressão logo no início.

 

Qualidade assegurada

Nada mais frustrante para um cliente do que apostar no serviço e precisar recorrer à manutenção logo de cara. Além da perda de credibilidade do novo fornecedor, há o incômodo de ter que procurar o conserto. Quando há o recurso de procurar um parceiro, dificilmente o produto eletroeletrônico apresentará algum problema logo de cara. Sendo assim, seus clientes tendem a ficar muito mais satisfeitos, passar boas recomendações e sua startup cresce.

 

Caso tenha interesse em conversar sobre circuitos eletrônicos simples, ou sobre como a Produza pode ajudar sua startup a ter melhores resultados, entre em contato!

 

Marcelo Gouvea

Gerente Comercial PRODUZA S/A

Posts recentes

Gerenciamento de Riscos para o Produto conforme a ABNT NBR ISO 14971

O gerenciamento de riscos é um processo que garante a segurança e a eficácia de…

14 horas atrás

Energia renovável e o mercado eletroeletrônico

A transição para fontes de energia renováveis tem impactado profundamente o mercado eletroeletrônico, impulsionando inovações…

1 semana atrás

Movimentação de materiais dentro da fábrica: o que você precisa saber

A movimentação de materiais dentro da fábrica se refere ao transporte de insumos, componentes e…

2 semanas atrás

Planilha BOM – descrição de materiais + Modelo gratuito

A planilha BOM auxilia na organização e controle dos componentes eletrônicos utilizados na produção.  Essa…

3 semanas atrás

Subvenção para projetos eletroeletrônicos: como obter?

A subvenção para projetos eletroeletrônicos é um incentivo financeiro destinado a apoiar o desenvolvimento de…

4 semanas atrás

ISO 9001: tudo que você precisa saber sobre a certificação de qualidade

A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece critérios para sistemas de gestão da…

1 mês atrás