Indicadores para indústria de eletrônicos: 3 KPIs estratégicos
Para alcançar o sucesso da produção eletroeletrônica e entregar toda a potencialidade do produto oferecido, é necessário que a eficiência de cada etapa industrial seja monitorada individualmente ao longo da cadeia de processos. Com a ajuda dos indicadores para indústria de eletrônicos, os gestores poderão identificar os pontos a serem melhorados e quais operações estão com uma performance de alto nível.
Os Key Performance Indicators (KPI) — nesse caso, os indicadores para indústria de eletrônicos —, dependerão das metas, estratégias e planejamentos prévios da empresa. Com a definição dos objetivos, os KPIs irão recolher dados e realizar combinações.
Conheça 3 KPIs estratégicos utilizados na indústria de eletrônicos:
Mean Time To Repair (MTTR)
O Mean Time To Repair (MTTR, ou o tempo médio de reparação) é uma das métricas para quantificara capacidade de manutenção dos equipamentos. É o tempo necessário para reparar um componente ou dispositivo que falhou, calculado a partir da média matemática do intervalo de tempo a partir do tempo total de manutenção dividido pelo número total de ações corretivas de falhas.
Em determinados equipamentos, principalmente naqueles que são os únicos disponíveis para uma função específica, o MTTR é um dos principais indicadores para indústria de eletrônicos. Nesses casos, o tempo médio equivale a um tempo de espera ou de interrupção da produção, o que, consequentemente, gera perdas financeiras e queda da produtividade. Para evitar que o volume de tempo se acumule, a recomendação é que as empresas possuam equipes internas para realizar os reparos, adquiram peças-chaves para a manutenção ou considerem trabalhar com linhas de produção paralelas.
Mean Time Between Failure (MTBF)
O Mean Time Between Failure (MTBF,ou tempo médio entre falhas) monitora a taxa de erros do ativo e mensura o tempo decorrido entre eles. Para isso, o fabricante define a quantidade de peças que serão testadas paralelamente e o tempo do teste. A partir da multiplicação dos dois se chega ao Total Power-On Hours (TPOH, ou tempo total de horas ligado).
O TPOH deve ser dividido pela quantidade de peças com defeito. Quando há uma série de componentes, é necessário somar o número de falhas. O MTBF não considera as manutenções e pausas programadas.
Overall Equipment Effectiveness (OEE)
O Overall Equipment Effectiveness (OEE ou eficiência geral de equipamento), faz parte de uma seção de indicadores para industria de eletrônicos focada em resultados diretos. Nesse caso, o indicador é o responsável por mensurar resultados do Total Productive Maintenance (TPM, ou manutenção da produtividade total). Em outras palavras, o OEE indica a disponibilidade, comportamento ou desempenho e a qualidade do sistema.
Para entender melhor, a disponibilidade representa o correto funcionamento do sistema quando solicitado, ou seja, se ele está ativo quando é necessário. O desempenho traz o resultado da divisão do rendimento pela taxa máxima de transferência. Por último, a qualidade traz o número de unidades (produzidas corretamente, atendendo a todos os requisitos do projeto) dividido pelo total produzido.
O cálculo é realizado exatamente em cima dos três conceitos, sendo que o OEE é igual à disponibilidade multiplicada pelo desempenho e pela qualidade. Não são levados em consideração os tempos de inatividade programados. Dessa forma, o OEE auxilia os gestores a avaliar os equipamentos, produtividade, eficiência, manutenção, equipe e pontos fracos do sistema de produção.
Quais são os indicadores para indústria de eletrônicos que você mais utiliza na sua empresa? Compartilhe.
Crédito de imagem: johnhain/CC
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique à vontade para contribuir!