O lead time de compras é o tempo entre a compra do componente até a chegada dele para a produção. Ter a noção correta sobre essa espera pode ser decisivo para o sucesso do seu projeto. Por isso, contar com a experiência de uma empresa que tenha conhecimento de todas as etapas da compra, fatores críticos, tempo de antecedência para a aquisição e contatos para facilitar o trâmite, pode ser a diferença entre um lead time de compras sem estresse e uma grande dor de cabeça. Entenda o que pode acontecer quando uma empresa tenta realizar a compra de forma independente e sem conhecimento sobre o assunto.
Quando se tem conhecimento raso sobre aquisição de componentes eletrônicos, pode acontecer a escolha de um fornecedor com problemas. Geralmente é fácil de descobrir, por meio da internet, quando outras pessoas já tiveram problemas sérios, ou mesmo passageiros. O mais grave é quando, por não ter know-how específico sobre o segmento, a pessoa que realiza a compra não faz a verificação. Nesse caso, o lead time de compras ficará comprometido. Muitas vezes o melhor é cancelar os produtos e realizá-la por meio de outro fornecedor.
Às vezes o problema do atraso está no local onde o fornecedor está instalado O lead time de compras deve levar em conta a logística do transporte desse componente. Assim, se o fornecedor está em um local do interior e sua carga chegará pelo mar, por exemplo, é preciso ter em mente que haverá um tempo de deslocamento interno, geralmente por rodovias, e que imprevistos podem acontecer nesse trajeto. O melhor é escolher um fornecedor que exija o mínimo de transporte interno possível. Se o preço estiver muito abaixo, leve em conta no planejamento de lead time de compras e dê um prazo maior.
Existe uma variável muito importante e que nem sempre é levada em conta no lead time de compras: o dia que a aquisição foi feita. O agente de carga, muitas vezes, faz apenas uma quantidade de voos/embarques por dia e pode ser que sua encomenda tenha que ficar parada por vários dias esperando a vez.
Este é o fator mais imprevisível e não há muito o que fazer. Acontece periodicamente de a Receita Federal realizar averiguações mais detalhadas nas cargas, o que atrasa a chegada da mercadoria. O lead time de compras precisa prever também esse tipo de imprevisto .
Não há dúvidas de que um lead time de compras equivocado pode tumultuar muito a produção. É importante destacar que só comprar com antecedência não basta, já que, se o produto chegar muito antes do esperado, precisará ficar armazenado e isso pode atrapalhar outros processos. É por isso que, quanto mais experiência houver na compra de componentes eletrônicos, maior é a precisão da data de chegada dos produtos e tudo fluirá melhor.
Tem alguma dúvida sobre o lead time de compras? Escreva para nós nos comentários.
Crédito da imagem: 1588877/CC
O lead time é o tempo total que uma empresa leva para completar um processo,…
A Surface Mount Technology (SMT) é uma técnica moderna utilizada na fabricação de projetos eletrônicos,…
MTBF e MTTR são indicadores importantes na manutenção e confiabilidade de equipamentos industriais. O MTBF…
Design para manufatura é o processo de projetar produtos para simplificar sua fabricação e assim,…
O layout fabril é o arranjo físico dos equipamentos, estações de trabalho e áreas de…
O cadastro dos componentes, feito da forma correta, é essencial para garantir a precisão e…