Por que você deve se preocupar com o lead time de compras

O lead time de compras é o tempo entre a compra do componente até a chegada dele para a produção. Ter a noção correta sobre essa espera pode ser decisivo para o sucesso do seu projeto. Por isso, contar com a experiência de uma empresa que tenha conhecimento de todas as etapas da compra, fatores críticos, tempo de antecedência para a aquisição e contatos para facilitar o trâmite, pode ser a diferença entre um lead time de compras sem estresse e uma grande dor de cabeça. Entenda o que pode acontecer quando uma empresa tenta realizar a compra de forma independente e sem conhecimento sobre o assunto.

Fatores que influenciam o lead time de compras

  • O fornecedor

Quando se tem conhecimento raso sobre aquisição de componentes eletrônicos, pode acontecer a escolha de um fornecedor com problemas. Geralmente é fácil de descobrir, por meio da internet, quando outras pessoas já tiveram problemas sérios, ou mesmo passageiros. O mais grave é quando, por não ter know-how específico sobre o segmento, a pessoa que realiza a compra não faz a verificação. Nesse caso, o lead time de compras ficará comprometido. Muitas vezes o melhor é cancelar os produtos e realizá-la por meio de outro fornecedor.

  • A posição geográfica do fornecedor

Às vezes o problema do atraso está no local onde  o fornecedor está instalado O lead time de compras deve levar em conta a logística do transporte desse componente. Assim, se o fornecedor está em um local do interior e sua carga chegará pelo mar, por exemplo, é preciso ter em mente que haverá um tempo de deslocamento interno, geralmente por rodovias, e que imprevistos podem acontecer nesse trajeto. O melhor é escolher um fornecedor que exija o mínimo de transporte interno possível. Se o preço estiver muito abaixo, leve em conta no planejamento de lead time de compras e dê um prazo maior.

  • O dia da compra

Existe uma variável muito importante e que nem sempre é levada em conta no lead time de compras: o dia que a aquisição foi feita. O agente de carga, muitas vezes, faz apenas uma quantidade de voos/embarques por dia e pode ser que sua encomenda tenha que ficar parada por vários dias esperando a vez.

  • A Receita Federal

Este é o fator mais imprevisível e não há muito o que fazer. Acontece periodicamente de a Receita Federal realizar averiguações mais detalhadas nas cargas, o que atrasa a chegada da mercadoria. O lead time de compras precisa prever também esse tipo de imprevisto .

Não há dúvidas de que um lead time de compras equivocado pode tumultuar muito a produção. É importante destacar que só comprar com antecedência não basta, já que, se o produto chegar muito antes do esperado, precisará ficar armazenado e isso pode atrapalhar outros processos. É por isso que, quanto mais experiência houver na compra de componentes eletrônicos, maior é a precisão da data de chegada dos produtos e tudo fluirá melhor.

Tem alguma dúvida sobre o lead time de compras? Escreva para nós nos comentários.

Crédito da imagem: 1588877/CC

Marcelo Gouvea

Gerente Comercial PRODUZA S/A

Posts recentes

Energia renovável e o mercado eletroeletrônico

A transição para fontes de energia renováveis tem impactado profundamente o mercado eletroeletrônico, impulsionando inovações…

6 dias atrás

Movimentação de materiais dentro da fábrica: o que você precisa saber

A movimentação de materiais dentro da fábrica se refere ao transporte de insumos, componentes e…

2 semanas atrás

Planilha BOM – descrição de materiais + Modelo gratuito

A planilha BOM auxilia na organização e controle dos componentes eletrônicos utilizados na produção.  Essa…

3 semanas atrás

Subvenção para projetos eletroeletrônicos: como obter?

A subvenção para projetos eletroeletrônicos é um incentivo financeiro destinado a apoiar o desenvolvimento de…

4 semanas atrás

ISO 9001: tudo que você precisa saber sobre a certificação de qualidade

A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece critérios para sistemas de gestão da…

1 mês atrás

Robótica na indústria: 4 tendências e oportunidades para os próximos anos

O mercado de robótica é estimado em US$45,85 bilhões em 2024 e deve atingir US$95,93…

3 meses atrás