Por que você deve se preocupar com o lead time de compras

O lead time de compras é o tempo entre a compra do componente até a chegada dele para a produção. Ter a noção correta sobre essa espera pode ser decisivo para o sucesso do seu projeto. Por isso, contar com a experiência de uma empresa que tenha conhecimento de todas as etapas da compra, fatores críticos, tempo de antecedência para a aquisição e contatos para facilitar o trâmite, pode ser a diferença entre um lead time de compras sem estresse e uma grande dor de cabeça. Entenda o que pode acontecer quando uma empresa tenta realizar a compra de forma independente e sem conhecimento sobre o assunto.

Fatores que influenciam o lead time de compras

  • O fornecedor

Quando se tem conhecimento raso sobre aquisição de componentes eletrônicos, pode acontecer a escolha de um fornecedor com problemas. Geralmente é fácil de descobrir, por meio da internet, quando outras pessoas já tiveram problemas sérios, ou mesmo passageiros. O mais grave é quando, por não ter know-how específico sobre o segmento, a pessoa que realiza a compra não faz a verificação. Nesse caso, o lead time de compras ficará comprometido. Muitas vezes o melhor é cancelar os produtos e realizá-la por meio de outro fornecedor.

  • A posição geográfica do fornecedor

Às vezes o problema do atraso está no local onde  o fornecedor está instalado O lead time de compras deve levar em conta a logística do transporte desse componente. Assim, se o fornecedor está em um local do interior e sua carga chegará pelo mar, por exemplo, é preciso ter em mente que haverá um tempo de deslocamento interno, geralmente por rodovias, e que imprevistos podem acontecer nesse trajeto. O melhor é escolher um fornecedor que exija o mínimo de transporte interno possível. Se o preço estiver muito abaixo, leve em conta no planejamento de lead time de compras e dê um prazo maior.

  • O dia da compra

Existe uma variável muito importante e que nem sempre é levada em conta no lead time de compras: o dia que a aquisição foi feita. O agente de carga, muitas vezes, faz apenas uma quantidade de voos/embarques por dia e pode ser que sua encomenda tenha que ficar parada por vários dias esperando a vez.

  • A Receita Federal

Este é o fator mais imprevisível e não há muito o que fazer. Acontece periodicamente de a Receita Federal realizar averiguações mais detalhadas nas cargas, o que atrasa a chegada da mercadoria. O lead time de compras precisa prever também esse tipo de imprevisto .

Não há dúvidas de que um lead time de compras equivocado pode tumultuar muito a produção. É importante destacar que só comprar com antecedência não basta, já que, se o produto chegar muito antes do esperado, precisará ficar armazenado e isso pode atrapalhar outros processos. É por isso que, quanto mais experiência houver na compra de componentes eletrônicos, maior é a precisão da data de chegada dos produtos e tudo fluirá melhor.

Tem alguma dúvida sobre o lead time de compras? Escreva para nós nos comentários.

Crédito da imagem: 1588877/CC

Marcelo Gouvea

Gerente Comercial PRODUZA S/A

Posts recentes

Gestão de conhecimento na indústria: um desafio na construção de vantagens competitivas

Atualmente, a gestão de conhecimento é um diferencial competitivo essencial na indústria. Empresas que reconhecem…

2 semanas atrás

Gestão da obsolescência de componentes eletrônicos: reativa ou proativa?

A gestão da obsolescência de componentes eletrônicos tornou-se essencial no cenário industrial. A abordagem proativa…

2 semanas atrás

4 desafios da gestão de pessoas na indústria e como superá-los

A gestão de pessoas na indústria enfrenta desafios únicos que demandam abordagens estratégicas e inovadoras.…

3 semanas atrás

Terceirização industrial: como escolher o parceiro ideal?

A terceirização industrial está em evidência e crescimento, tornando-se uma opção estratégica para as indústrias…

1 mês atrás

O que é preciso avaliar ao fazer a gestão de desempenho de uma fábrica?

A gestão de desempenho em uma fábrica é essencial para otimizar operações e alcançar eficiência.…

1 mês atrás

Como garantir qualidade com orçamento limitado no setor eletroeletrônico?

No setor eletroeletrônico, onde a inovação é uma constante, garantir a qualidade nos projetos com…

1 mês atrás