Confidencialidade e segurança na montagem de protótipos
Certamente, você já ouviu falar que informação é poder. Atualmente, dentro do mercado industrial, essa premissa não poderia ser mais verdadeira. Para ganhar vantagens competitivas, é comum que as organizações utilizem da análise de dados e estudos do mercado e dos concorrentes para criar ou aperfeiçoar estratégias. Por isso, é tão importante investir em tecnologias e em fornecedores que garantam que as principais informações, como segredos industriais, não saiam de dentro da empresa. Em relação aos novos produtos e apostas, a segurança na montagem de protótipos é o primeiro passo para garantir o diferencial do projeto.
Por dentro da lei
No que diz respeito à proteção das indústrias e à própria segurança na montagem de protótipos, a Lei da Propriedade Industrial ( Lei 9.279/1996) traz no Art. 195 as definições de quem está enquadrado no crime concorrência desleal. O segredo industrial e as informações sigilosas estão resguardadas no inc. XI, que diz que comete crime quem “divulga, explora ou utiliza-se, sem autorização, de conhecimentos, informações ou dados confidenciais, utilizáveis na indústria, comércio ou prestação de serviços, excluídos aqueles que sejam de conhecimento público ou que sejam evidentes para um técnico no assunto, a que teve acesso mediante relação contratual ou empregatícia, mesmo após o término do contrato”.
Na sequência, a Lei traz ainda os exemplos de quem faz uso das informações obtidas e realiza a comercialização de produtos de patente alheia por meio de fraude.
Boas práticas
A segurança na montagem de protótipos está diretamente relacionada com as boas práticas adotadas pela CM. Afinal, uma cultura de comprometimento e credibilidade faz com que toda a equipe se torne confiável e garanta a privacidade dos dados da empresa parceira. Por isso, é essencial conferir se a CM mantém programas de conscientização, se a equipe está ciente das consequências do vazamento de informações, entre outros. Por mais que a lei proteja as empresas da quebra do sigilo industrial, nem sempre é possível se recuperar completamente de todo o dano causado.
Além do tradicional acordo de confidencialidade com os fornecedores e colaboradores, é possível assegurar a segurança na montagem de protótipos por meio de outras ações:
-
Conscientização:
é fundamental que todos os colaboradores e equipes estejam cientes da importância de manter as informações em sigilo. Mais do que isso, é preciso alertar para que não existam comentários sobre os projetos com ninguém de fora da CM em nenhum canal de comunicação, inclusive e-mails.
-
Tecnologia:
adotar tecnologias que forneçam registros e comparem o acesso de dados ou identifiquem a repetição de ações incomuns é uma forma eficaz de manter a segurança na montagem de protótipos.
-
Monitoramento:
além das tecnologias e treinamentos, os gestores precisam ficar atentos a condutas atípicas ou indícios de vazamento. Caso seja identificado algum caso, é necessário que sejam adotadas medidas previamente definidas.
A sua empresa possui medidas para garantir a segurança na montagem de protótipos? Quais são?
Crédito de imagem: stevepb/CC
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique à vontade para contribuir!