Para saber a relação entre a quantia investida pela empresa e o retorno obtido, é comum que os gestores utilizem como parâmetro o ROI (Return on Investment ou Retorno sobre o Investimento). De forma simples, para se chegar ao ROI é necessário subtrair o custo da ação pelos ganhos e, novamente, dividir o resultado pelo valor investido. Este é, justamente, o método mais usual de cálculo do ROI. Pronto, agora é possível avaliar o ROI de qualquer ação realizada, inclusive em relação aos testes em montagem de eletrônicos.
Para ter uma conta positiva, ou seja, um ótimo ROI sobre a produção de eletrônicos, é preciso assegurar uma produção com custos viáveis e com impacto positivo no mercado. Por isso, é comum questionar sobre a validade da realização de testes em montagem de eletrônicos. Afinal, é um valor percebido em situações atípicas ou, principalmente, quando ocorre a falta do procedimento. Isto é, após realizar o processo, o bom desempenho do produto e a inexistência de problemas pode até ficar mascarada por outras variáveis, como, por exemplo, as tendências do consumidor e uma alta nas vendas. Contudo, basta ocorrer algum defeito para que os testes prévios – ou a falta deles – entrem em pauta.
Anteriormente, falamos sobre os fatores que fazem o teste das placas se tornar mais barato do que o lançamento de um produto sem teste. Além disso, elencamos ainda uma série de motivos para fazer o teste de placa eletrônica. Entre os muitos motivos, há uma série de condições dentro da própria fábrica, no transporte do produto, na estocagem e até mesmo durante a exposição para o consumidor final que podem fazer com que o eletrônico apresente avarias, como, por exemplo, temperatura, pressão, umidade, tensões, etc. O que quer dizer que os problemas em não antever o comportamento do eletrônico em situações de risco e, se necessário, realizar ajustes são muito grandes.
As consequências de assumir os riscos e não realizar os testes em montagem de eletrônicos podem interferir diretamente na relação com o consumidor. Por outro lado, mesmo que não tão alardeado e, até mesmo intangível, a credibilidade do público faz uma diferença relevante no negócio. Sendo assim, por mais que a realização dos testes envolva custos diretos e indiretos como a contratação da CM, profissionais especializados, maquinário próprio, reajustes, entre outros, o retorno gerado é imensurável, pois se trata do ROI da credibilidade. Sem confiança, não há produto, seja eletrônico ou não, que sobreviva no mercado.
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Crédito de imagem: geralt/CC
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