Tendências da área médica no setor eletroeletrônico

tendencias-na-area-medicaA tecnologia tem proporcionado às pessoas facilidades que antes só poderiam ser imaginadas. Algumas tendências da área médica têm se confirmado e está cada vez mais perto o dia em que nós não precisaremos mais sair de casa para consultar um médico especialista. Fazer diagnósticos também ficará muito mais fácil já que, assim como os outros tantos aspectos de nossas vidas, as informações sobre nossa saúde ficarão armazenadas em bancos de dados. Com todas os dados em mãos e com a ajuda do computador, ficará mais fácil para o médico conhecer o histórico do paciente, cruzar dados e fornecer tratamentos mais precisos.

Se para quem trabalha com medicina as novas tendências da área médica representam uma grande mudança, quem desenvolve softwares deve ficar atento às oportunidades. Conhecer o contexto e oferecer produtos bem acabados e que solucionem de forma simples problemas para a medicina pode ser uma grande sacada, uma vez que a demanda por esse tipo de tecnologia deve crescer.

Tendências da área médica na prática

De acordo com essa reportagem publicada no portal Olhar Digital, já existe uma tecnologia criada na Áustria e implementada em 270 clínicas na Europa que permite analisar informações dos pacientes por meio de dispositivos móveis. Quando internado no hospital, o sistema seria capaz de agir de forma inteligente para evitar, por exemplo, a aplicação de algum medicamento errado. No dia a dia, o aplicativo ajudaria a controlar níveis como glicose, pressão arterial, temperatura, etc. A qualquer sinal de alteração, é possível entrar em contato com um médico e receber orientações.

Além desse tipo de dispositivo, outras tecnologias reafirmam a conectividade como uma das principais tendências da área médica. Hoje já são realidade as cirurgias onde o médico não está presente fisicamente, mas atuando por meio de um robô. Por mais que essa tecnologia possa parecer fria e pouco humana, ela pode evitar a morte de muitas pessoas. Por exemplo, se um paciente precisar ser operado com urgência, cada segundo importa. Com robôs desse tipo, o médico poderá fazer o trabalho sem ter que deslocar-se até o hospital e as chances de vida do paciente aumentam.

As  próteses de membros amputados, que já são bastante utilizadas, ficarão cada vez mais eficientes e de fácil fabricação. Hoje, para ter acesso a uma é necessário dispender uma quantia significativa de recursos, o que torna a tecnologia pouco acessível. Segundo as tendências da área médica, essa realidade  está para mudar, já que por meio de impressoras 3D elas serão facilmente produzidas. A Handiii, por exemplo, é uma prótese que usa essa tecnologia e custa 300 dólares (aproximadamente 930 reais) para ser fabricada.

tendências da área médica também para a educação. A tecnologia permite que profissionais do mundo todo se comuniquem e troquem experiências. Além da comunicação tradicional, é cada vez mais comum que haja transmissões de cirurgias ao vivo para médicos do mundo todo. Esse recurso permite que uma nova técnica seja aprendida e aplicada rapidamente em outros pacientes, aumentando as chances de vida de pessoas e melhorando a qualidade da medicina.
Conhece mais tendências da área médica? Quer dividir conosco? Deixe um comentário!

Crédito da imagem: TheShiv76/CC

Prototipos-de-hardware-para-startups-Rodape-CTA

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *