A produção eletroeletrônica em pequena escala é uma demanda comum para empresas que precisam de apenas alguns itens para demonstração ou que desejam lançar algo novo no mercado e, por isso, estão testando protótipos. Ou, ainda, para aquelas marcas que pretendem montar produtos bastante exclusivos, com poucas unidades e, geralmente, de alto valor agregado. Em ambos os casos, cada detalhe é de extrema importância e o resultado final depende da capacidade técnica dos profissionais envolvidos e da qualidade dos equipamentos.
No entanto, como fazer o investimento em pequenas demandas ser suficiente para não prejudicar o lucro final?
Leia também: Como funciona uma boa fábrica de placas eletrônicas?
Sabemos que a prototipagem reduz custos porque torna o produto final mais bem acabado. Isso acontece porque, ao partir para a fase de produção em escala, há menos perdas, já que a necessidade de ajustes diminui. Apesar disso, quando não há planejamento e profissionais experientes, o gasto com produção em pequena escala acaba sendo tão alto que influencia no preço final do produto, tornando-o menos competitivo ou inviável comercialmente.
É preciso saber, portanto, como reduzir os custos da prototipagem em si. O mesmo vale para projetos que naturalmente possuem pequena escala. Quanto menores os custos, maior será o lucro final.
Veja o que que você pode fazer para reduzir os custos:
Muitos erros podem ser evitados e minimizados com um bom planejamento. Antes de partir para a prototipagem ou a montagem em si, reveja todos os pontos. Identifique focos de atenção e consulte bons profissionais. Refações costumam aumentar muito o valor do projeto, por isso é importante verificar as necessidades de ajustes com antecedência.
Aquele componente ultra moderno vai encarecer o projeto como um todo? Troque. O layout pensado inicialmente não é o melhor para o produto? Reformule. Muitas empresas deixam de construir bons produtos, com preço adequado e qualidade excelente, por simplesmente ficarem apegados à ideia inicial. Se há uma solução criativa e mais barata para executar a mesma função, por que não tentar?
Escolher um parceiro para a fabricação dos seus produtos é mais vantajoso e barato do que trabalhar por conta própria. Pode parecer contraditório, mas contar com uma CM, especialmente para produção eletroeletrônica em pequena escala, reduz custos, por exemplo, na hora de comprar componentes. Importar lotes maiores é mais barato e como a CM precisa de uma grande quantidade para atender diversos clientes, a maioria dos materiais já está em estoque e disponível por um preço acessível.
Sua empresa também não terá de arcar com valores adicionais para logística de armazenagem. Isso sem falar na expertise, consultoria de bons profissionais e uso de equipamentos especializados.
Confra: Componentes com alto valor agregado: por que confiar a montagem a uma CM
A terceirização total pode ser a decisão estratégica a ser tomada para que sua empresa entregue produtos melhores para seus clientes e aumente a receita. Mas nós sabemos que muitas dúvidas surgem na hora de decidir por esse processo, já que representa uma grande mudança na organização.
Por isso, nós elaboramos um infográfico com as principais vantagens da terceirização para a produção em pequena escala. Com esse material, esperamos que você consiga entender melhor as vantagens e identificar se o outsourcing é realmente a melhor escolha para o seu negócio.
O gerenciamento de riscos é um processo que garante a segurança e a eficácia de…
A transição para fontes de energia renováveis tem impactado profundamente o mercado eletroeletrônico, impulsionando inovações…
A movimentação de materiais dentro da fábrica se refere ao transporte de insumos, componentes e…
A planilha BOM auxilia na organização e controle dos componentes eletrônicos utilizados na produção. Essa…
A subvenção para projetos eletroeletrônicos é um incentivo financeiro destinado a apoiar o desenvolvimento de…
A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece critérios para sistemas de gestão da…