Certificação da qualidade para CMs: o que esperar do seu parceiro de produção?

certificação da qualidade

Toda linha de produção que preza por seguir padrões e normas tem como objetivo a qualidade do produto final. Portanto, ao escolher uma CM é fundamental verificar se a contratada possui certificação da qualidade. Em outra oportunidade, falamos aqui no blog sobre a importância de realizar visitas técnicas antes de iniciar a montagem. É nesse momento que as duas organizações conseguem acertar detalhes importantes e,como por exemplo, verificar de perto se a fábrica possui a qualidade necessária para o serviço a ser realizado. Vimos também que a avaliação ISO é um importante parâmetro para medir a qualidade de uma determinada empresa. Mas como saber se o que o parceiro tem para oferecer é o ideal para o resultado final do produto?

Certificação da qualidade: conheça suas necessidades

Existem vários tipos de certificação da qualidade. Cada uma delas segue padrões pré-determinados e são direcionadas à execução de determinadas tarefas. Mas contratar uma CM só por conta desse fato não é a garantia total de que um bom serviço será feito. Isso porque algumas linhas de produção possuem pontos fortes e fracos que as tornam melhores em alguns tipos de montagem e piores em outros. Resta saber se o parceiro escolhido conta com todas as condições para a execução do seu projeto. Fique atento aos seguintes pontos:

Equipamentos

Ao realizar sua própria certificação da qualidade, veja se os equipamentos disponíveis na CM são os melhores possíveis para a execução do seu projeto. Algumas placas possuem peças tão pequenas que exigem um maquinário de máxima precisão. Outro exemplo são as placas eletrônicas que ficam expostas a ambientes hostis, como máquinas usadas na indústria agrícola. Elas precisam de uma camada extra de verniz para que sobrevivam ao tempo sem apresentar defeitos. Caso a CM não ofereça as condições ideais, talvez seja mais interessante buscar outro parceiro.

Profissionais

Equipes bem estruturadas tendem a executar melhor o trabalho. A certificação da qualidade também depende disso. Converse com técnicos sobre o seu projeto e certifique-se de que farão um bom trabalho. Se necessário, vá acompanhado de técnicos da sua confiança que possam trocar ideias. Esse contato pode ser importante, inclusive, para alinhar detalhes sobre a montagem que podem facilitar no momento da execução.

 

Leia os materiais sobre montagem de placas que explicam o que é necessário saber antes da montagem automática de componentes.

Experiência e reputação

É evidente que, ao fazer a certificação da qualidade, você precisa levar em conta opiniões de quem já trabalhou com a empresa. Procure saber quem já foram os clientes do potencial parceiro e, se possível, converse sobre como foi a experiência deles. Certificações formais, como a já mencionada ISO, também são importantes. Pergunte sobre elas e entenda os diferenciais de uma empresa que possui o selo. Só assim você terá a certeza de que o parceiro escolhido preza pela qualidade do produto final assim como você.

 

Ficou com alguma dúvida sobre a certificação da qualidade? Deixe nos comentários!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *