Carreira do engenheiro de hardware
Anteriormente, falamos sobre o papel do engenheiro industrial, quais são as funções, formação, mercado e área de atuação. Agora, chegou a vez de conhecer um pouco mais sobre a carreira de engenheiro de hardware. Em primeiro lugar, a engenharia de hardware, como próprio nome indica, está diretamente relacionada com os processos que envolvem os componentes físicos. Ou seja, projetar, desenvolver, testar, produzir, instalar e integrar dispositivos.
Outras áreas têm apresentado oportunidades de atuação para o engenheiro de hardware, como, por exemplo, sistemas distribuídos, robótica, entre outros.
Conheça algumas empresas que valorizam o engenheiro de hardware:
Parte fundamental da equipe, o engenheiro de hardware do Google está completamente inserido na criação de soluções que alimentam a tecnologia dos produtos oferecidos. Por uma necessidade decorrente do crescimento da Internet, a empresa construiu equipes internas de construção de hardwares, softwares e tecnologias de rede. Um engenheiro de hardware do Google começa como responsável por projetar e construir sistema de níveis mais baixos até chegar a uma fabricação de alto volume.
Em reportagem para o portal MeioBit, o diretor geral de engenharia do Facebook, Matt Corddry, explicou que desde que o Facebook começou a construir grande parte do hardware que utiliza, os engenheiros que fazem parte da equipe possuem liberdade de reimaginar a construção dos processos. Para ele, a equipe interna, por vivenciar e compreender os desafios, está mais capacitada a atender as necessidade do Facebook do que, por exemplo, uma consultoria externa. Com isso, os engenheiros são estimulados ao trabalho interdisciplinar e ao pensamento crítico. Por isso, muitas vezes, os engenheiros de hardware trabalham em parceria com engenheiros de outras especialidades.
Apple
No início de 2015, o Business Insider, citado pelo portal Olhar Digital, divulgou a lista com os 21 maiores salários da Apple. Entre os selecionados, são excluídos os executivos de alto nível, constam apenas os de nível mais baixo na hierarquia da empresa. Ou seja, são, por exemplo, os engenheiros que ocupam posições que não são de gerência ou de supervisão. No sétimo lugar, a carreira de engenheiro de hardware está em destaque, com um salário anual de R$ 304.386 mil, cerca de R$ 24,7 mil por mês.
O que mais você gostaria de saber sobre a carreira de engenheiro de hardware? Deixe um comentário.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique à vontade para contribuir!