Estocagem e busca automática de componentes SMD
O maquinário somado ao capital humano são os dois elementos principais da equação que determina o sucesso de uma fábrica. Anteriormente, falamos sobre a importância da capacitação e do incentivo à inovação dentro da CM. Agora, trataremos sobre uma solução tecnológica: a torre de estocagem e busca automática de componentes SMD. Saiba como o investimento correto no maquinário pode trazer uma série de vantagens e revolucionar os dados de produtividade da indústria eletroeletrônica.
Como funciona o maquinário de armazenamento de componentes SMD?
De forma objetiva, a torre de estocagem e busca automática é uma prateleira automatizada, voltada para o armazenamento de rolos de componentes SMD. No momento do abastecimento, o responsável pela execução entrega o rolo para o equipamento, que automaticamente realiza a coleta e estoca em uma de suas posições. E na situação inversa, quando há necessidade de retirar um dos itens que estão armazenados, o operador digita o código do componente e o equipamento entrega em mãos o rolo solicitado, de forma prática e rápida, evitando a perda de tempo e a possibilidade de erros na busca do item.
Além disso, a partir das informações inseridas no database, é possível realizar a rastreabilidade do componente SMD e contar com diferentes informações importantes sobre cada rolo. Um scanner de barra identifica e transfere automaticamente todas as informações para um PC, dando aos colaboradores o acesso fácil ao inventário.
Quais são as vantagens da torre de estocagem e busca?
Explicando de outra forma, a torre é um sistema com braço robótico que lida com rolos e bandejas de armazenamento e entrega. Em pouquíssimo tempo é possível estocar ou encontrar quaisquer componentes SMD armazenados em seu interior. Com isso, o maquinário acaba trazendo importantes vantagens competitivas para a CM: maior produtividade, redução do set-up do maquinário e montagens mais assertivas.
É um investimento que trará ainda benefícios como: estocagem inteligente e rápida dos componentes SMD; automatização de movimentos e, consequentemente, aumento do poder de produção; organização no armazenamento, pois a torre não mistura os componentes; maquinário flexível, compacto e com grande capacidade de espaço; com condições de temperatura e umidade apropriadas para o armazenamento de itens eletrônicos.
Já trabalhou com estocagem e busca automática de componentes SMD? Conte a sua experiência.
Crédito de imagem: WerbeFabrik/CC
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique à vontade para contribuir!