Controle estatístico do processo: garantia de qualidade da produção

O controle estatístico do processo (CEP) proporciona o controle da qualidade dos produtos em tempo real. Desta forma, previne-se a formação de defeitos ou não-conformidades nos produtos até o final da linha de produção. Ao contrário de uma estratégia de inspeção e detecção de erros após a sua ocorrência, o CEP se caracteriza por ser uma estratégia preventiva de controle da qualidade.

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Nessa estratégia preventiva, os processos são controlados por meio de medições de variáveis de interesse, em pontos espaçados no tempo, e registrando os resultados em cartas de controle. Segundo a definição de Renato Michel e Flávio S. Fogliatto, no artigo “Projeto econômico de cartas adaptativas para monitoramento de processos”, essas cartas são gráficos temporais, que apresentam os calores de medição da variável de interesse em um eixo e os pontos no tempo nos quais as medições são efetuadas em outro. Os dados de entrada das cartas de controle podem ser medições de um parâmetro de processo ou de uma característica de qualidade de interesse.

O grande objetivo do CEP é monitorar o desempenho da variável de interesse, permitindo a atuação corretiva sobre o processo quando necessária. Isso garante a qualidade dos próximos itens que serão produzidos. Para que o controle possa ser feito, é necessário coletar os dados antes. Essa coleta é realizada com uma frequência pré-estabelecida e registrada graficamente nas nas cartas de controle. Cada novo ponto inserido nas cartas é comparado com limites de controle que representam um padrão de qualidade do processo. Se os resultados dos dados coletados estiverem fora do padrão histórico de qualidade é sinal de que há causas especiais atuando sobre a produção.

Mas o que seriam causas especiais? O conceito é usado todas as vezes em que ocorrem eventos anômalos, prejudiciais à qualidade do produto montado. Depois de identificadas as causas especiais, recomenda-se a promoção de ações corretivas e preventivas que busquem eliminá-las a fim de evitar sua reincidência sobre o processo.

Se sua empresa implementar o CEP corretamente, certamente obterá melhorias na qualidade, produtividade e confiabilidade de produtos e processos. Melhor ainda: a redução de custos decorrentes da má qualidade, tornando o custo total do produto montado mais competitivo no mercado.

Crédito de imagem: h2a/CC

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