Categorias: tecnologia

Fornecimento e customização para montagem SMD


A customização para a
montagem SMD é necessária quando a forma com a qual os componentes são comprados não é a ideal para a montagem automática. Um exemplo clássico são os pedaços de fita, os quais são adicionados pedaços adicionais de fita (sem componentes) e fita plástica. Essa customização é necessária para alimentação dos componentes SMD nos equipamentos de montagem e há algumas empresas que realizam a tarefa de realizar essa adaptação.

Saber sobre esse detalhe é fundamental para a preparação do material a ser entregue para a montadora de placas eletrônicas. A informação sobre o tipo de rolo ou pedaço de fita deve ser observada no momento da compra. Há algumas empresas que fornecem componentes mundialmente dessa forma. As mais conhecidas especificam esse tipo de customização para montagem SMD como Digi-reel (Digi-key) e MouserReel (Mouser).

Benefícios do fornecimento correto e customização para montagem SMD

Sabemos que uma linha de montagem eficiente deve ser rápida e sem erros. Para conseguir esse resultado, uma das etapas mais importantes começa muito antes da montagem em si, com a preparação do kit que será enviado para a montadora de placas. Nesse caso, é fundamental que a comunicação entre cliente e CM esteja 100% alinhada para que ambas consigam expor suas necessidades. 

Alguns clientes acabam oferecendo componentes fora do padrão ideal de montagem por desconhecerem os detalhes do processo. Por isso, na Produza, oferecemos documentos com orientações sobre como cliente deve proceder e evitar esse contratempo. 

O ideal é que os componentes estejam em rolos ou pedaços de fitas preparados adequadamente para montagem SMD automatizada (Digireel, MouserReel, por exemplo, como mencionamos). Componentes em tubo (vareta) não são recomendados e componentes SMD a granel não são aceitos. Os benefícios são:

  • Agilidade do processo;
  • Número de perdas significativamente menor;
  • Redução de custos (já que quando a compra não é feita da maneira padrão pode ser cobrado um valor adicional devido ao retrabalho necessário).

Especificações técnicas para a customização para montagem SMD

Falando puramente da montagem com pedaços de fita, há algumas especificações que devem ser respeitadas. Empresas que realizam o serviço de transformação das fitas para o formato correto e as fracionam em pequenos rolos costumam deixar tudo da maneira correta para a montagem. No entanto, é interessante saber se a operação foi feita da forma correta:

Pedaços de fita

Os pedaços de fita devem conter no mínimo 4 cm extras no início da fita. De preferência, esse pedaço extra deve conter componentes, mas se não for possível, pode estar vazio. O mais importante é que a fita plástica não pode estar cortada. Quanto maior o pedaço de fita plástica no início, melhor para inserir no equipamento de montagem.

No final da fita também são necessários 4 cm de sobra, que idealmente deve ter componentes, mas pode estar vazia, assim como no início. Porém, a fita plástica do final não pode estar descolada. O cliente pode optar por comprar a quantidade a mais de componentes necessários para os 4 cm iniciais e finais

O tamanho mínimo de pedaço de fita é 13 cm. Na Produza, aceitamos no máximo 2 pedaços de fitas do mesmo PN, e que atendam os tamanhos mínimos orientados.

Perdas de processo

Trabalhamos com percentual de 5% de perda e, para alguns casos, 3% ou 1%, em que 1% seria no mínimo uma unidade. Mas quando a quantidade total a ser enviada do componente for menor do que 100 unidades, deve-se considerar o valor de 100 para calcular os percentuais. 

Saber disso é fundamental para não errar nos cálculos no momento de comprar os componentes. Um número muito exato, ou seja, que não dê margem de erro para sobras, é um erro de compra difícil de reparar no momento da montagem.

Por que a terceirização completa pode ser uma boa opção?

Contratempos relacionados ao fornecimento e customização para a montagem SMD só ocorrem quando o cliente não está habituado à aquisição de produtos para a montagem. Para evitar esse tipo de informação desencontrada e deixar o cliente isento da preocupação de observar detalhes tão específicos sobre a montagem, oferecemos a opção do contrato no modelo de terceirização total.

Nesse tipo de parceria, a montadora recebe o projeto da placa e torna-se responsável por todos os detalhes relacionados a ela, ou seja, a própria montadora de placas eletrônicas realiza a compra dos componentes, customização, armazenamento e gestão de insumos como um todo.

A alternativa tem se mostrado eficiente e lucrativa, pois isenta o cliente da responsabilidade de ter uma equipe de compras especializada nesse segmento, evita atrasos na entrega por erros relacionados à montagem e aumenta as chances de ter um produto com altíssima qualidade e preço justo.

Caso tenha alguma dúvida ou interesse em conversar mais sobre fornecimento e customização para montagem SMD, entre em contato conosco!

Marcelo Gouvea

Gerente Comercial PRODUZA S/A

Posts recentes

Sustentabilidade industrial: entenda a importância e como aplicar

A sustentabilidade industrial refere-se à integração de práticas que visam uma maior consciência ambiental nas…

2 horas atrás

O que é lead time e como reduzi-lo na indústria?

O lead time é o tempo total que uma empresa leva para completar um processo,…

4 semanas atrás

O potencial da Surface Mount Technology (SMT) em um projeto

A Surface Mount Technology (SMT) é uma técnica moderna utilizada na fabricação de projetos eletrônicos,…

1 mês atrás

MTBF e MTTR: o que são e as principais diferenças dos indicadores

MTBF e MTTR são indicadores importantes na manutenção e confiabilidade de equipamentos industriais. O MTBF…

1 mês atrás

Design para manufatura: importância para as indústrias

Design para manufatura é o processo de projetar produtos para simplificar sua fabricação e assim,…

2 meses atrás

Layout Fabril: indicadores e variações na montagem de placas

O layout fabril é o arranjo físico dos equipamentos, estações de trabalho e áreas de…

2 meses atrás