Um ERP (do inglês, Enterprise Resource Planning) é um sistema que integra todos os processos em um único software. Contratar uma CM que conte com um serviço como esse é a garantia de que dificilmente algum processo dará errado. Sabemos que em uma empresa de montagem, cada detalhe importa, não só na linha de montagem em si, mas também em outros setores. Um bom ERP gerencia lançamentos de pedidos, prazos de maneira geral, codificações de itens, estrutura de produtos, gerenciamento de estoque, necessidade e solicitações de compras, pedidos e acompanhamentos de compras, gerenciamento financeiro e contábil, planejamento e gerenciamento da produção de maneira geral.
Ter todos os dados em um único sistema garante que não haverá inconsistências. Imagine que cada setor use um software diferente e um dia haja a necessidade de fazer um diagnóstico geral da empresa. Se os dados estão dispersos, fica muito mais difícil consolidar essas informações, compará-las e analisá-las. Com um sistema só, é possível que essas análises sejam feitas, inclusive, de forma periódica e automática. Para que fique ainda mais claro, detalharemos todas as vantagens de contratar uma CM organizada por um sistema de ERP:
Se todos os setores usam o mesmo sistema, todos são obrigados a “falar a mesma língua”. Dessa forma, dificilmente haverá dados e interpretações diferentes sobre o mesmo tema. Com o ERP, quando um setor precisa de informações de outro, basta acessá-las de forma simples e rápida.
Na hipótese de uma crise, se há um único sistema, fica muito mais fácil saber onde se está errando. Como é possível fazer análises periódicas, os pontos críticos ficam mais evidentes e problemas podem ser solucionados antes mesmo de virarem uma crise ou refletirem em prejuízos.
Com toda essa precisão e análises preditivas, diminuem os erros e consequentemente os gastos com perdas e refações. Isso sem falar que uma empresa mais integrada necessita de menos funcionários e menos tempo para a execução de uma única tarefa.
Para o cliente que contrata uma CM que conta com um sistema ERP as principais vantagens são a organização e a redução de custos. Uma CM que tem todos os processos organizados pode oferecer mais informações ao cliente sobre o serviço que está sendo prestado e é capaz de resolver problemas antes mesmo que eles aconteçam. Sobre o preço, ele também tende a ser mais competitivo por conta da eficiência que a empresa é capaz de empregar na execução da tarefa. Por isso, ao escolher um parceiro, observe também esse detalhe.
Ficou com alguma dúvida sobre a ERP na CM? Deixe um comentário para nós!
O gerenciamento de riscos é um processo que garante a segurança e a eficácia de…
A transição para fontes de energia renováveis tem impactado profundamente o mercado eletroeletrônico, impulsionando inovações…
A movimentação de materiais dentro da fábrica se refere ao transporte de insumos, componentes e…
A planilha BOM auxilia na organização e controle dos componentes eletrônicos utilizados na produção. Essa…
A subvenção para projetos eletroeletrônicos é um incentivo financeiro destinado a apoiar o desenvolvimento de…
A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece critérios para sistemas de gestão da…