Desafios para montagem de produtos de alto valor agregado
É considerado um produto de alto valor agregado é aquele que foi alvo de processos que agreguem valor percebido, ou seja, aquilo que o cliente está disposto a despender (monetariamente, temporalmente, entre outros fatores) para receber um benefício. Na indústria eletroeletrônica, esse valor pode estar agregado à marca, qualidade dos materiais empregados, acabamento, entre outros fatores. O fato é que, assim como em outros segmentos, agregar valor a um produto depende diversas variáveis, porém costuma-se resumir em duas: qualidade percebida por custo percebido. Sendo assim, a chave da satisfação do cliente está em encontrar a proporção perfeita entre elas. Isso não é tão simples quanto parece.
Para reduzir custos, muitas vezes alguns padrões em relação a matéria prima, por exemplo, podem ser sacrificados. Na outra ponta, a busca excessiva pela qualidade pode agregar tanto valor ao material utilizado que o cliente pode não entender como benefício e não sentir-se motivado a comprar. Para chegar a uma conclusão sensata sobre a proporção entre ambas as variáveis, é preciso conhecer bem o produto e o mercado. O produto precisa ser bom o suficiente para suprir a demanda do cliente, mas também precisa ser lucrativo para a indústria. Como então resolver essa matemática? A resposta, certamente, está no estudo aprofundado do produto em questão e na melhoria dos processos visando melhores resultados.
Como obter bons retornos com produtos de alto valor agregado?
Mais do que simplesmente montar uma peça, lidar com um produto de alto valor agregado, especialmente se for um eletroeletrônico, é lidar com expectativas de consumo. Saber exatamente quais são elas é o primeiro passo para o sucesso de um lançamento ou atualização. No que diz respeito à montagem em si, estes produtos de alto valor agregado também costumam apresentar desafios maiores que os outros. Entre eles, estão:
- necessidade de uma plataforma tecnológica mais específica e avançada;
- equipamentos de última geração que supram demandas singulares;
- departamento de compras focado e especializado no segmento específico;
- alto investimento em capital intelectual para pesquisa e desenvolvimento;
- processos de transformação em maior quantidade e qualidade;
- sistemas logísticos que ofereçam altos níveis de serviço.
A montagem de placas eletrônicas é um exemplo de mercado que trabalha com este tipo de produtos. Neste segmento, deve-se trabalhar ao máximo para aumentar os benefícios percebidos pelo cliente. Montadoras especializadas possuem estratégias para manter o preço sem perder a qualidade. Para isso, possuem conhecimentos específicos que vão desde a área de compras até os testes. Tal conhecimento diminui desperdícios e agrega valor. Veja alguns motivos:
Matéria-prima
O preço e a qualidade do produto final dependem intimamente de cada um dos detalhes empregados na peça. Na placa eletrônica, a escolha de cada componente importa. Em uma montadora especializada, especialmente quando o cliente opta pela modalidade de terceirização completa, há a possibilidade de analisar e reestruturar a lista de compras do projeto de modo a reduzir custos e otimizar a produção.
Outra vantagem é que uma montadora compra certos insumos em grandes lotes, o que muitas vezes acaba barateando para o cliente e facilitando a aquisição de um material ou componente com maior valor e qualidade agregados que, se tivessem que ser comprados de forma individual, seria inviável.
Tamanho
Novas tecnologias, como por exemplo IoT (internet das coisas), têm exigido a fabricação de dispositivos cada vez menores. É evidente que quanto mais nova é a tecnologia, mais chances de ser um produto com alto valor agregado. Especificamente em relação ao tamanho, é preciso que esse valor seja percebido na qualidade da montagem. Apenas equipamentos extremamente precisos possuem a capacidade de montar dispositivos que atendam às necessidades desse segmento. Sendo assim, a montagem de pequenos dispositivos de alto valor agregado precisa ser vista com ainda mais atenção.
Testes funcionais
Adquirir um produto de qualidade e, ao usar, enfrentar alguma dificuldade é ainda mais frustrante quando a peça tem alto valor agregado. Dessa forma, a indústria eletroeletrônica que trabalha nesse segmento precisa ser rigorosa em relação aos testes. Ter certeza absoluta de que há perfeitas condições de uso pleno do equipamento é importante em todos os casos, mas se torna fundamental quando se trata desse tipo de mercado. Por isso, ao contratar uma montadora terceirizada, é interessante que os testes sejam feitos pela própria fábrica. Nesse caso, observe se há expertise suficiente e exija que sejam feitos com alto rigor.
Acabamento
Quem está atento à qualidade e pagou um valor a mais pelo produto, certamente estará atento a cada detalhe em relação ao acabamento. Pode parecer mero detalhe, mas não é. Restos de pasta de solda, elementos tortos ou mesmo um design não tão agradável aos olhos não passam despercebidos quando o assunto são os produtos de alto valor agregado. Por isso, se sua empresa optou por terceirizar a montagem do componente eletroeletrônico, observe com muita atenção se o design e o acabamento estão em dia e, quanto ao serviço da montadora em si, certifique-se de que esta também é uma virtude da montadora escolhida.
A grama do vizinho parece mais verde?
Algo, para ser considerado benefício, não basta ser bom, tem de ser ao menos superior aos concorrentes. Observados todos esses detalhes, é provável que você tenha certeza de que o resultado final da produção é a melhor possível, porém, o seu produto não é o favorito do mercado. Por que isso acontece? Ocorre que há certos valores que não estão agregados somente à qualidade em si, mas também ao valor que o consumidor dá ao poder de compra. Fatores meramente estéticos como cor, tamanho, formato também podem ser diferenciais não necessariamente ligados à qualidade. Veja algumas dicas para valorizar o seu produto de alto valor agregado:
Trabalhe bem sua marca
A maioria dos produtos de alto valor agregado conseguem cobrar mais caro pois trazem consigo a força da marca. Se você é uma startup ou empresa iniciante, provavelmente não é muito conhecida no mercado e precisa construir isso ao longo do tempo. O problema é que a maioria dos projetos, por lidarem com equipes menores, dificilmente possuem profissionais focados no marketing e, no fim das contas, sobra pouco orçamento para essa parte. Isso é um erro. Trate o fortalecimento de marca e o despertar do desejo de compra como prioridade do seu lançamento, especialmente se ele for um produto de alto valor agregado. Afinal, de nada adianta criar algo perfeitamente bem acabado se as vendas não corresponderem ao investimento feito inicialmente.
Ressalte as qualidades do produto
Se o produto é bom, o consumidor precisa saber disso. Conheça cada uma das qualidades empregadas na fabricação, todos os detalhes, os diferenciais em relação aos materiais escolhidos e ao acabamento empregado e use isso a favor do marketing do produto. Para isso, é importante também conhecer os pontos fortes e fracos da concorrência. Sabendo onde eles erram e onde seu produto acerta, é mais efetivo no momento de realizar a comunicação do produto e realizar a venda. Isso precisa estar claro para toda a equipe, já que uma empresa pouco conhecida precisa usar de todas as suas forças para ganhar espaço.
Tenha um atendimento ao cliente diferenciado
O atendimento ao cliente é um dos fatores mais criticados nos dias de hoje, principalmente em grandes empresas. Use isso a seu favor. À medida que o cliente perceba valor não só no produto em si, mas em todo o valor agregado que vem junto com atendimento personalizado há mais chances de que ele se sinta bem atendido, recomende para os amigos e torne-se um aliado no fortalecimento da marca. Algumas empresas já perceberam isso e tornam seus clientes principais verdadeiros parceiros e entendem que produtos com alto valor agregado são para pessoas que realmente entendem do segmento em questão e sabem valorizar bons produtos.
O que achou das nossas dicas para produtos de alto valor agregado? Na Produza possuímos processos e equipamentos ideias para produzir peças com excelente acabamento e a qualidade que esse tipo de mercado necessita. Caso tenha interesse, entre em contato conosco!
Post publicado originalmente em 19-05-2015. Atualizado em 04-10-2018.
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