O lead time é um indicador de desempenho industrial que mede o tempo completo de um ciclo de produção. Ou seja, consiste no tempo gasto entre a realização do pedido de compra de um produto ou serviço até a entrega desta mercadoria ao consumidor.
Em outras palavras, esse termo também pode ser entendido como o tempo que um sistema de produção gasta para transformar uma matéria-prima em produto acabado.
O lead time pode influenciar a eficiência de diversas etapas do processo produtivo, entre elas a manufatura, a logística, a cadeia de suprimentos com fornecedores e toda gestão de compras, estoque e transporte.
Portanto, a otimização desses processos pode reduzir o lead time e, consequentemente, impactar de forma positiva nos custos de produção e no aumento da competitividade de mercado, em um contexto cada vez mais exigente de pedidos e entregas imediatas dos clientes.
Entenda neste artigo quais as principais características desse indicador, como calculá-lo e as etapas necessárias para reduzi-lo.
A tradução livre de lead time é tempo de entrega e, mais do que concluir o ciclo de compra, produção e chegada da mercadoria, o lead time é um conceito que envolve a eficiência da jornada do produto a partir do planejamento estratégico de cada uma das etapas da cadeia de suprimentos e das soluções que a empresa oferece aos consumidores.
A depender do nicho de atuação de mercado, o intervalo entre o comprar e o receber para o consumidor é diferente do mesmo ciclo do ponto de vista da organização, a partir da ordem de compra ou serviço que envolve seu fluxo produtivo e logístico de planejamento.
Algumas frentes de atuação do lead time são:
Manter o controle do lead time de forma otimizada permite às empresas o acesso a informações mais estratégicas para a construção da padronização dos processos de qualidade, e de uma cadeia de suprimentos concisa e eficiente. Isso permite a redução do prazo de entrega e uma melhor gestão de estoque e recursos internos, o que evita prejuízos e identifica gargalos.
Na prática, muito sobre o que é lead time é refletido e impacta diretamente na jornada e na satisfação do cliente, especialmente em setores de mercado em que o prazo de entrega é um fator decisivo na decisão por uma empresa ou pela sua concorrência.
De forma geral, as vantagens de um lead time reduzido e otimizado são:
Saiba mais: Gestão de inovação na indústria eletroeletrônica: como implementar com eficiência?
Na aplicação do lead time, o cálculo inclui diversas variáveis e suas etapas dependem das especificidades de cada negócio, ou seja, da jornada do produto dentro da empresa e dos processos de compra, produção e logística.
Entre alguns fatores que devem ser considerados antes do cálculo estão:
As etapas para elaborar o cálculo e entender o que é lead time no contexto da produção são:
Compreender os processos que envolvem a jornada do produto ou serviço e as necessidades dos clientes, bem como ter uma visão abrangente de todas as áreas que fazem parte do ciclo produtivo e sua gestão, são ações que abrem espaço para a redução do lead time e para melhorias estruturais.
Confira alguns pontos essenciais a serem avaliados dentro desse fluxo de redução do tempo de entrega:
A chave para ter mais eficiência nas etapas é a padronização dos processos, fundamental para garantir a otimização do ciclo de pedidos e entregas, a eficácia dos investimentos associados à produtividade e a redução de recursos financeiros e técnicos, além de melhorar a performance da produção.
Aumentar o portfólio de fornecedores pode ser crucial para que os prazos internos sejam cumpridos. Além disso, cultivar um relacionamento transparente e com boa qualidade de comunicação com os parceiros rotineiros permite margem de negociação de melhores prazos, pedidos específicos e a garantia de confiabilidade das entregas.
As rotinas de manutenção e atividades da produção e da montagem devem ser vistas e revistas como oportunidades de melhorias e identificação de pontos críticos que apresentam potencial de prejudicar a produtividade. Manter um controle de qualidade pode evitar perdas e retrabalhos.
Identificar os produtos que possuem o maior intervalo de tempo de produção ou entrega pode ajudar a mensurar, por meio de pesquisas e informações com fornecedores, aqueles que demoram mais tempo para chegar até os clientes. A partir das informações mapeadas, será mais assertiva a análise de como diminuir esse tempo.
Conte com uma infraestrutura de recursos e ferramentas que potencializam a gestão e trabalhe com parceiros que podem tornar o processo mais transparente, ágil e simples.
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