Placas de ensaio são estruturas de prototipagem de circuitos. De forma bastante simplificada, o protótipo funciona da seguinte forma: junto a uma matriz de contato fica uma base de plástico formada por centenas de orifícios. Um lado dessa estrutura serve como base para os componentes, no outro são feitas as conexões, simulando uma placa. Protótipos desse tipo são utilizados principalmente para fins acadêmicos, já que são de fácil acesso e permitem a inserção de componentes sem a necessidade de soldagem. A grande desvantagem das placas de ensaio é a instabilidade já que, como os componentes não ficam fixos, há um grande risco de haver erros por mau contato. Entenda qual é a forma ideal de se fazer prototipagem:
Se em processos industriais utilizar placas de ensaio pode ser arriscado por conta da instabilidade, a segunda alternativa é o uso de placas de fenolite. Nessa metodologia, o circuito é impresso e depois realiza-se o processo químico para a retirada do material condutivo onde não há impressão; em seguida, soldam-se os componentes. Essa alternativa é útil em alguns casos, mas não serve como padrão, especialmente para projetos mais complexos. Isso porque placas com face simples estão cada vez mais raras e geralmente utilizam várias camadas. A melhor alternativa é, portanto, a confecção da placa em uma prototipadora.
Acontece que algumas empresas, especialmente iniciantes ou que tenham empresários que não sejam de ramos ligados à eletrônica, acreditam ser mais vantajoso criar placas de ensaio ou placas de fenolite para baratear os custos com prototipagem. O que eles não levam em conta é que, com a tecnologia existente, é muito simples criar uma placa bem acabada, feita em um processo industrial. Isso sem falar que, como processos não industriais estão mais sujeitos a falhas, o tempo de prototipagem tende a ser muito maior.
Veja o nosso material completo sobre protótipos de hardware para startups
Sendo assim, quando você pensar em fazer um protótipo, analise todas as opções, mas leve em conta não só os custos, mas também a qualidade e a rapidez do resultado final.
Ficou com alguma dúvida sobre as placas de ensaio? Quer saber mais sobre prototipagem? Deixe um comentário!
O gerenciamento de riscos é um processo que garante a segurança e a eficácia de…
A transição para fontes de energia renováveis tem impactado profundamente o mercado eletroeletrônico, impulsionando inovações…
A movimentação de materiais dentro da fábrica se refere ao transporte de insumos, componentes e…
A planilha BOM auxilia na organização e controle dos componentes eletrônicos utilizados na produção. Essa…
A subvenção para projetos eletroeletrônicos é um incentivo financeiro destinado a apoiar o desenvolvimento de…
A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece critérios para sistemas de gestão da…