Categorias: tecnologia

Guia para migração de tecnologia SMD

A migração para a tecnologia SMD ocorre principalmente por conta da obsolência, mas só faz sentido se trouxer mais benefícios do que ônus para a empresa. Por isso, a necessidade deve ser analisada com cuidado e metodologia. No caso da Produza, fazemos questão que o processo aconteça em parceria com a Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras). São eles os responsáveis por analisar passo a passo como a migração poderá ser feita sem riscos ou prejuízos. Montar placas com uma CM que tenha essa parceria traz vantagens porque garante a segurança da migração. Veja como acontece:

Passo a passo para a migração para tecnologia SMD

O principal benefício trazido pela tecnologia SMD é a otimização do espaço na placa e a qualidade final do produto. Como consequência, podemos citar também a economia de recursos e a rapidez da montagem, já que poderá ser feita de forma automatizada, com pouca manipulação humana. Mas antes de tomar a decisão pela mudança é necessário avaliar:

A necessidade de migração

Pode parecer contraditório, mas mesmo com tantos benefícios não é sempre que há a necessidade de migração para a tecnologia SMD. Especialmente se os lotes forem pequenos e se a empresa tiver que desembolsar uma grande quantidade de dinheiro para adaptar-se. O problema é que quanto mais se adia a migração há forte tendência a enfrentar dificuldades logísticas, aumentar os custos e perder competitividade. Se a sua montagem de placas acontece dentro da empresa e o problema for o alto custo do maquinário para a migração, a melhor alternativa é contratar um parceiro.

O impacto sobre a produção

Inclua nos cálculos sobre os custos o quanto a migração para a tecnologia SMD poderá trazer de impacto no dia a dia da sua produção. Outro fator que deve ser observado é o risco da migração. O novo projeto precisa estar muito bem acabado, caso contrário o impacto passa a ser sobre o cliente final e a reputação da empresa. Conte com a ajuda da consultoria para apontar os melhores caminhos e sentir-se seguro no processo

O período de adaptação

Toda mudança traz consequências, mas o impacto depende do quão profundas e como foram implantadas as modificações do produto. Se houver troca de maquinário, por exemplo, o tempo de adaptação tende a ser maior. É por isso também que a parceria com uma CM capacitada é a melhor alternativa.

Seguindo esses passos amparada por uma consultoria e uma CM especializada, sua empresa certamente seguirá pelo melhor caminho. Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre a migração de tecnologia SMD, entre em contato conosco ou deixe um comentário!

Montagem automatica de componentes SMD

Marcelo Gouvea

Gerente Comercial PRODUZA S/A

Posts recentes

Custo de produção: saiba como calcular corretamente

Calcular corretamente o custo de produção é necessário para qualquer empresa otimizar sua operação e…

2 semanas atrás

ISO 13485: como obter a certificação de qualidade para dispositivos médicos

A ISO 13485 é a principal norma de gestão da qualidade para empresas que fabricam…

3 semanas atrás

A importância da logística reversa na indústria eletroeletrônica

A logística reversa na indústria eletroeletrônica é uma aliada na sustentabilidade e na economia circular.…

4 semanas atrás

O que é BGA: saiba como utilizar e quais os principais cuidados

O BGA (Ball Grid Array) é muito utilizado em componentes eletrônicos devido a sua rapidez…

1 mês atrás

Gerenciamento de Riscos para o Produto conforme a ABNT NBR ISO 14971

O gerenciamento de riscos é um processo que garante a segurança e a eficácia de…

2 meses atrás

Energia renovável e o mercado eletroeletrônico

A transição para fontes de energia renováveis tem impactado profundamente o mercado eletroeletrônico, impulsionando inovações…

2 meses atrás