Para que serve gestão da qualidade na indústria eletroeletrônica?

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A gestão da qualidade é uma das estratégias mais importantes para garantir a satisfação dos clientes e atender a demanda do mercado. Com o avanço da tecnologia e sua inserção nos processos industriais, a precisão atingiu um padrão mais elevado em todas as etapas da produção, e um novo estágio de qualificação foi alcançado.

Um produto que não atende aos padrões de qualidade, não será bem recebido pelo mercado, o que pode afetar a imagem da empresa. Para evitar isso, é preciso planejar a gestão da qualidade, pois a fabricação de dispositivos eletrônicos envolve muitos departamentos e pessoas. Não é por acaso que várias empresas têm optado pela terceirização da montagem de placas eletrônicas para entregar produtos de excelência.

Quer entender mais sobre a importância da gestão da qualidade para sua empresa? Então acompanhe o texto!

O que é exatamente a gestão da qualidade?

O sucesso do seu produto no mercado depende de como a sua empresa se organiza e desempenha as atividades da linha de produção, certo? Para que os clientes fiquem satisfeitos, produtos de qualidade devem ser entregues, então não há como imaginar uma organização produtiva sem um gerenciamento de qualidade.

A gestão de qualidade é, portanto um processo de suporte a produção, que têm como objetivo garantir a satisfação do cliente com o produto, assim como gerenciar a pontualidade das entregas, o trabalho dos colaboradores e a execução de todos os processos.

Estágios da gestão da qualidade na indústria eletroeletrônica 

Em cada empresa a gestão da qualidade na indústria segue padrões próprios,  estabelecidos de acordo com a natureza do produto, a cultura da empresa e a gestão vigente no momento. No entanto, há algumas recomendações que se aplicam a diversos segmentos e que podem ser seguidas pela sua organização. 

De acordo com o artigo “Gestão da Qualidade na Fábrica do Futuro”, de José Carlos de Toledo e Luiz C. R. Carpinetti, a gestão da qualidade na indústria pode ser dividida em quatro estágios:

  • Inspeção do produto: não só no momento final, mas garantindo que haverá precisão em todas as etapas.
  • Controle do processo: articulado pela gerência, mas executado pelo pessoal da linha de frente com autonomia e precisão.
  • Sistemas de garantia da qualidade: por meio do gerenciamento de dados e tecnologias que permitam compreender o processo produtivo tanto de forma macro, quanto identificar problemas pontuais que possam afetar o ciclo.
  • Gerência total da qualidade: com o objetivo de melhorar continuamente os produtos, processos e pessoas da organização para a satisfação do cliente.

Em todas as etapas, o objetivo é evitar ao máximo que erros sejam replicados em massa, gerando retrabalho ou, em uma hipótese pior, que o consumidor receba um produto com defeitos ou problemas.

Mas a gestão da qualidade na indústria não significa apenas zelar pelo seu produto, mas também pelo seu dinheiro. Quando os erros são minimizados, o seu investimento na produção é otimizado, pois é muito mais dispendioso refazer um trabalho mal feito do que realizá-lo da maneira satisfatória.

Assim, além de cumprir com a demanda e com as expectativas do consumidor final, você pode reduzir custos e ter mais tempo para lidar com questões mais estratégicas para o seu negócio.

Leia também: Qualidade da linha de produção: sua empresa mantém excelência em todas as etapas?

Ferramentas de gestão 

Como destacamos anteriormente, cada empresa têm seus próprios padrões para empreender sua gestão da qualidade. Os estágios sugeridos acima, podem ser executados de diferentes maneiras e um protocolo inicialmente estabelecido pode ser alterado se os gestores entenderem que é conveniente. Nada é estático ou definitivo.

Mas para que a gestão funcione com qualidade, é preciso planejar e usar corretamente algumas ferramentas-chave. Se estas caminharem bem, significa que tudo o que envolve a produção está em harmonia e, assim, os resultados serão positivos.

Conheça tais ferramentas responsáveis por dar movimento à gestão da qualidade:

  • Pessoas

Contar com profissionais qualificados faz toda a diferença para dar consistência e confiabilidade à uma gestão de qualidade. Além de atuarem no desenvolvimento e aprimoramento técnico, esses colaboradores acompanham o andamento das tarefas para verificar se o desempenho está sendo satisfatório. Uma empresa sem as pessoas certas e habilitadas para fazer o trabalho, não terá sucesso na gestão e ainda terá mais gastos.

  • Processo

Quando um processo é bem planejado, problemas relativos à gestão de riscos são gerenciados. Componentes e insumos escassos, demanda do mercado e problemas na carga de trabalho, são alguns pontos de risco que precisam ser nomeados. Como é de se imaginar, isso exige atenção contínua, sempre em busca de otimização e adequação do produto ao mercado.

  • Rastreabilidade

Essa ferramenta é responsável por acompanhar os componentes e os processos, reunir os dados em tempo real  e diminuir o erro devido a ações humanas. Uma documentação completa, laboratório e softwares inovadores são indispensáveis para o funcionamento dessa ferramenta.

  • Certificação

A certificação é um documento para comprovar que determinada empresa possui os requisitos necessários para a produção e a repetição da qualidade de um produto. O cliente enxerga como uma garantia, que lhe dá mais segurança e confiança em ter sua demanda atendida.

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Consumidor em foco

O princípio da gestão orientada para a satisfação do consumidor está cada vez mais presente na indústria eletroeletrônica. Se antes bastava realizar um projeto, colocá-lo em prática e torcer para que fosse um sucesso de vendas, hoje é preciso estudar melhor os clientes e entender, principalmente, as suas dores e necessidades.

Por isso está mais comum levantar questionamentos estratégicos, como:

  • De que forma o processo produtivo pode contribuir para evitar que o produto quebre com facilidade?
  • Qual será a reação do consumidor ao usar o produto?
  • É possível melhorar a experiência em relação ao design?
  • O uso por longos períodos causará algum desconforto físico?
  • Como despertar desejos de compra em relação ao produto?

A busca por melhorias contínuas — tanto de produtos, quanto de processos — tem elevado o nível do produto final e desafiado gestores a tornarem os processos produtivos mais eficientes por meio da inovação. Isso eleva a qualidade do processo produtivo e é essencial para qualquer negócio se manter no atual mercado, tão exigente e competitivo.

Vantagens da gestão da qualidade na indústria eletroeletrônica

Como vimos até aqui, a gestão da qualidade consiste na identificação do nível de qualidade do produto, no planejamento para alcançar determinada característica, no controle e na melhoria de produtos e processos. Quando a gestão é realizada por profissionais capacitados e respeitada por todos os agentes da cadeia produtiva, vantagens importantes são usufruídas.

  1. Redução dos custos de produção

Um dos principais objetivos da gestão da qualidade, na prática, é a redução de custos. Como os processos são ajustados e otimizados constantemente, os custos com retrabalho, falhas na montagem, erros de cálculo e até com pedidos de componentes e insumos diminuem. A ideia é elevar ao máximo a precisão, exigir menos de máquinas e pessoas e economizar dinheiro.

  1. Diminuição dos custos de pós-venda

Quando um produto de qualidade duvidosa vai para o mercado, consertos dentro do período de garantia são comuns. Em casos mais graves, é até necessário fazer recall de algum lote com defeitos. Para que um produto ruim não chegue ao cliente, ele deve passar por testes e inspeções de qualidade. Assim, os custos na pós venda serão diminuídos. 

  1. Fortalecimento da marca

Marcas que comercializam produtos de má qualidade, dificilmente vão se manter no mercado por muito tempo. Estamos num período em que o mercado está mais exigente, a inovação está se tornando um pré requisito e os consumidores estão ainda mais conectados. Dessa forma, os pontos positivos e negativos de um produto são rapidamente compartilhados. Ao entregar algo que atende a demanda, sua empresa terá o reconhecimento pelo bom trabalho.

  1. Aumento da competitividade

Padrões de qualidade precisos são referência para muitas indústrias. Isso melhora a durabilidade e a aparência do produto, eleva a satisfação do cliente, melhora a reputação da marca e reduz custos durante e após o processo produtivo. As corporações que investem nisso — seja internamente ou através da terceirização da sua produção — são mais competitivas.


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Invista na gestão da qualidade na sua empresa e expanda seus negócios

O nosso objetivo com este conteúdo foi demonstrar a relevância da gestão da qualidade para sua empresa. Esse é um processo que gera muitos ganhos, economia de recursos e credibilidade no mercado. Sem esse suporte, é muito difícil alcançar bons resultados.

No entanto, é importante ter em mente que essa gestão deve estar em constante avaliação, pois sempre é possível aprimorar algum processo. Estar 100% satisfeito com a gestão de qualidade pode ser sinal de que algo está sendo deixado de lado.

Ciente da importância de gerenciar a qualidade com eficiência, avalie como otimizar o que têm sido feito na sua organização para produzir com maior qualidade. Mas como profissionais especializados e com experiência são indispensáveis para esse suporte, pode ser mais estratégico contar com um parceiro para terceirizar sua produção. 

A Produza é montadora especialista na montagem de placas eletrônica de qualquer tipo de componente, e pode ser um parceiro ideal.

  • Atuamos em todas as etapas da produção, desde a compra de componentes e insumos até a integração ao produto final.
  • Recebemos e administramos os componentes de nossos parceiros de acordo com os padrões para garantir a qualidade final do produto.
  • Testamos tudo o que produzimos antes de entregá-los.

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Publicado originalmente em: 24/02/2015. Última atualização: 20/11/2020.

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