Adquirir componentes e insumos de qualidade é fundamental para fabricar produtos eletrônicos de excelência. Por isso, a importância de contar com empresas parceiras de confiança, que não só provêm o que sua indústria precisa, mas também tomam os cuidados necessários no transporte dos materiais, já que muitos são sensíveis à umidade, temperatura e energia estática. Portanto, em um mercado dinâmico e imprevisível, o fornecedor assume um papel central na inovação, algo que também deve ser fomentado pelos compradores por meio do desenvolvimento de fornecedores.
Através de um programa de desenvolvimento, sua equipe de compras irá trabalhar ao lado dos seus fornecedores homologados com o intuito de otimizar o desempenho destes e, principalmente, alinhá-los aos seus objetivos de negócios. Assim, ambas as partes impulsionam o crescimento, a competitividade e os lucros.
Neste artigo, saiba o que é, como promover e quais os benefícios do desenvolvimento de fornecedores estratégicos na indústria eletrônica.
Pandemia, instabilidade econômica e a própria transformação digital são alguns dos fatores que estão exigindo das empresas maior velocidade na inovação. Aquelas que não mudam processos, produtos e modelos de negócio estão perdendo espaço no mercado e vendo seus ganhos diminuírem.
Muitas dessas inovações vêm de fornecedores, e isso é algo que grande parte das demais organizações não observam. Dessa maneira, não desenvolvem fornecedores e nem impulsionam sua competitividade no mercado, deixando de desfrutar de um importante impacto no resultado final dos seus negócios.
O desenvolvimento de fornecedores é o processo de trabalhar, de forma colaborativa, com fornecedores estratégicos e de alto potencial. O objetivo é melhorar o desempenho desses parceiros ou fomentar uma nova capacidade ou competência. Para isso, é necessária a elaboração do programa desenvolvimento, onde um plano de ação é detalhado, com prazo para implementação da mudança.
Para compreender melhor o processo, vamos considerar um hipotético fornecedor de semicondutores para sua indústria. Apesar de fornecer produtos de qualidade, essa empresa não consegue cumprir os prazos de entrega acordados, o que impacta em atrasos em toda sua cadeia de suprimentos. Para não ter mais esses problemas, uma opção é simplesmente desfazer a parceria, certo? Mas uma outra opção, mais vantajosa para as duas partes, é colaborar com esse fornecedor e ajudá-lo a entregar produtos na data marcada.
Reduza os riscos e acerte no desenvolvimento dos seus projetos eletrônicos:
Muitas empresas acham desnecessário investir no desenvolvimento de fornecedores, enquanto muitos desses não querem se comprometer com um comprador individual porque receiam a exposição de seus modelos de custo e propriedade intelectual.
Mas o que vemos é que uma boa comunicação, treinamento e colaboração realmente proporcionam benefícios para as empresas parceiras.
Quando o processo é bem estruturado, há mais transparência entre indústria e fornecedores, maior colaboração, simplificação dos prazos de entrega, melhor qualidade na linha de produção, maior capacidade de resposta, facilidade no gerenciamento de suprimentos e aumento da satisfação do cliente.
Confira as principais razões para investir no desenvolvimento de fornecedores estratégicos:
Essa é a principal razão para você investir no desenvolvimento de fornecedores estratégicos e até poderia ser a única a ser listada, pois todas as demais estão relacionadas a esta.
Ao colaborar com seu parceiro, ajudando-o a melhorar processos — tornando-os mais eficientes, seguros e escaláveis — sua empresa também fortalece toda a cadeia de suprimentos da qual faz parte, o que não apenas proporciona maior vantagem competitividade, como também otimiza recursos.
Quando uma etapa da linha de produção começa a ser realizada de forma mais eficiente, os custos tendem a diminuir, enquanto os lucros aumentam. A introdução de uma nova tecnologia para montagem de placas eletrônicas, como a SMT, por exemplo, torna esse processo mais assertivo e ágil, impactando em todos os demais processos e, em um curto espaço de tempo, na otimização de insumos e dos custos operacionais.
É por isso que a inovação tecnológica é tão importante para a indústria: proporciona maior conectividade entre as empresas da cadeia de suprimentos e simplifica atividades.
Você deve impulsionar o desenvolvimento de vários fornecedores estratégicos. Ao oferecer uma oportunidade de colaboração a essas organizações, você não está aumentando apenas as chances de sucesso delas, mas também do seu negócio.
Quanto mais fornecedores estiverem conectados à sua empresa, melhor, pois isso irá se traduzir em mais opções para você. Na prática, isso significa que será possível ser mais estratégico em suas decisões de compra, podendo escolher os produtos mais atrativos para a sua demanda.
Muitas organizações investem em uma inovação inicial para entrar ou expandir a participação em determinado mercado, mas depois não dão continuidade a esse processo, seja por falta de entendimento da importância sobre isso ou por não ter condições financeiras de inovar de forma sustentável.
O desenvolvimento de fornecedores pode ser a solução para isso. A indústria pode ajudar o fornecedor no aprendizado, networking, acesso a capital e financiamentos e em diversas outras frentes, facilitando a busca por novos produtos, competências e soluções.
A comunicação é imprescindível para a resolução de qualquer problema e não somente dentro da sua própria empresa. Ao estabelecer um relacionamento próximo e responsável com seus fornecedores estratégicos, as equipes se comunicam com mais facilidade e fluidez, os problemas são resolvidos mais rapidamente, as demandas do mercado são atendidas de forma mais assertiva e produtos de melhor qualidade e mais alinhados às expectativas dos clientes são fornecidos.
O programa de desenvolvimento de fornecedores tem potencial para afetar toda a cadeia de suprimentos. É um efeito multiplicador, pois outras empresas também começam a investir nesse processo ao perceber os benefícios proporcionados.
Isso sem falar do reconhecimento — por parte dos consumidores — às organizações comprometidas com o desenvolvimento econômico de um município, estado, região ou país. Vale lembrar que uma das consequências do programa é o aumento das vagas de emprego.
O seu programa de desenvolvimento deve prever o estabelecimento de metas de diversidade de fornecedores — trimestrais, semestrais ou anuais, por exemplo — e irá ajudá-lo a atingi-las, facilitando a identificação e o gerenciamento de desafios antes que eles se tornem um real empecilho à sua atividade fabril ou à qualidade do seu produto.
Assim, se um dos seus fornecedores apresentar dificuldades para entregar um tipo de componente, você pode contribuir com outra organização para que ela se torne capaz de fornecer esse item. Isso, aliás, é muito importante em momentos como o atual, onde há escassez de semicondutores.
A terceirização é uma ótima estratégia para a produção de pequenos lotes. Conheça as vantagens do outsourcing no infográfico:
Para desenvolver seus fornecedores estratégicos, três fatores são essenciais: comunicação, treinamento e colaboração in loco.
A comunicação deve ser próxima e ocorrer de forma direta entre as pessoas de cada empresa responsáveis pelo relacionamento. Seus gerentes de contas podem, nessas trocas, estimular a inovação. Também é importante compartilhar informações e fornecer visibilidade sobre seus projetos para fomentar a parceria entre fornecedor e indústria.
O treinamento pode ser empreendido de maneira remota — o que reduz os custos e, ainda assim, permite o compartilhamento de conhecimento — e também presencial. Essa última modalidade facilita a interação e a comunicação clara, assim como a elaboração do programa de desenvolvimento de fornecedores.
Já a colaboração in loco se refere à assistência dos seus engenheiros aos fornecedores em suas fábricas. A periodicidade da visita dos seus colaboradores pode variar de acordo com o que será implantado. Muitas vezes é mais vantajoso investir nesse tipo de assistência do que na busca de novos fornecedores. Seus parceiros também obtêm vantagens quando contam com o apoio de uma equipe especializada.
O propósito do programa de desenvolvimento de fornecedores é melhorar o que o parceiro entrega para você. Para executá-lo, você deve considerar a comunicação, o treinamento e a colaboração in loco, mas sua elaboração requer atenção a outros pontos e a consciência de cada plano é único.
Veja quais são as etapas fundamentais para executá-lo:
Nesta etapa, analise quais são as necessidades da sua empresa e quais os objetivos de negócios de longo prazo. Pergunte-se sobre os motivos para criar um programa de desenvolvimento de fornecedores. É preciso melhorar o desempenho do fornecedor? Reduzir custos? Otimizar a qualidade de produtos ou processos?
É aqui que seus fornecedores se tornam estratégicos. Escolha somente aqueles com alto potencial de mudança e que estejam alinhados aos objetivos de negócio e às necessidades da sua organização.
Comece a trabalhar em parceria com seus fornecedores estratégicos de acordo para atingir os objetivos propostos. O apoio mútuo é essencial, mas é provável que sua equipe precise encontrar estratégias para motivar o fornecedor, como premiações ou assumir compromisso de torná-los um fornecedor presencial depois de concluir o programa.
Sua empresa deve definir responsáveis pelo monitoramento do programa e pelas respostas diante de qualquer problema durante o processo. Acompanhar indicadores é uma estratégia importante. Seus fornecedores também precisam ter espaço para compartilhar feedbacks e preocupações.
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