A logística integrada na indústria é um processo criado para gerenciar toda a cadeia estrategicamente – incluindo aquisição, movimentação e armazenagem, distribuição e os fluxos de informações –, buscando sempre o aumento da lucratividade com produtividade e redução de custos.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos exige que a indústria enxergue todos os participantes como uma entidade única e que a tomada de decisão sempre leve em consideração o todo. Aplicando o conceito de logística integrada na indústria eletroeletrônica, por exemplo, os estoques serviriam apenas como mecanismo de balanceamento e devem ser vistos como último recurso.
Essa integração da cadeia visa um relacionamento cooperativo, também chamado de parceria. Isso significa que a competição está entre as cadeias e não entre as etapas da própria cadeia. Como a integração interna não é mais suficiente em um mercado globalizado e altamente competitivo, atribuições como controle dos estoques, de insumos e produtos acabados, distribuição, e pontos de venda também são de responsabilidade da indústria, seja por meio de envolvimento direto ou apenas monitoramento e troca de informações.
Algumas empresas entenderam o recado do mercado e apostaram na racionalização do número de fornecedores, no estabelecimento de programas de desenvolvimento e em sistemas de informação integrados. A adoção dessas medidas e/ou ferramentas leva a respostas mais rápidas, mínima variância e estoque, maior qualidade e suporte ao ciclo de vida. A partir disso, a indústria eletroeletrônica ganhará algumas vantagens e diferenciais, como os benefícios que citaremos a seguir.
Ao economizar em escala, a indústria consegue aumentar a diluição de seus custos fixos. Resultado? Redução no custo unitário de produção.
Reputação, imagem da marca e desempenho oferecido podem ser diferenciais que colocam a sua empresa à frente dos concorrentes. Agregar valor por meio de um serviço melhor, por exemplo, tem sido um instrumento poderoso para adicionar valor. Isso inclui entrega diferenciada (em menor tempo, por exemplo), um serviço de pós-venda de excelência e assistência técnica que esteja realmente preocupada com os problemas enfrentados pelos clientes.
Michael Porter, professor da Harvard Business School, aconselha que as organizações busquem um valor superior diante dos consumidores e chama este processo de cadeia de valor. Essa cadeia inclui nas preocupações da indústria a logística de entrada e saída, as operações, o marketing, as vendas e a assistência técnica. Porter também acredita que atividades de apoio, como infraestrutura, gerenciamento de recursos humanos, desenvolvimento de tecnologia e aquisição, são fundamentais para gerar valor a qualquer empresa.
Fica evidente que quanto melhor for a utilização da capacidade de produção e integração com fornecedores em nível de planejamento estratégico, maior será a chance de uma empresa ocupar o posto de liderança dentro do mercado. Cabe lembrar que esse conceito não vale apenas para a logística integrada na indústria eletrônica, mas em todos os outros segmentos de produção.
Crédito de imagem: delphinmedia/CC
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