Mais do que nunca, as políticas de incentivo à inovação figuram como o tema da vez. Há uma gama enorme de discussões sobre inovação e gestão da inovação na indústria, seja com viés acadêmico, social ou político. Afinal, a capacidade de estimular a produção de soluções, produtos ou serviços inovadores interfere na capacidade de aumentar a receita e alcançar novos mercado. Criar políticas para o incentivo de novas ideias é recomendada pela maioria dos bons gestoresjustamente pelo caráter transformador, que leva aquisição de diferenciais competitivos, ao aumento de produtividade da empresa e ao crescimento do mercado de atuação da empresa.
Num momento em que o grau de inovação está em baixa, as empresas que investirem na gestão de inovação estarão dando um salto à frente no mercado. De acordo com Pesquisa de Inovação 2011, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, entre 2009 e 2011, apenas 35,7% investiram na implantação de novos processos significativamente aprimorados, e nesse período, a taxa de inovação reduziu de 38,1% para 35,6%. Outra pesquisa, apresentada pela Confederação Nacional da Indústria em 2015, apontou que entre os gestores de empresas inovadoras, 62% deles avaliou o grau de inovação da indústria como baixo ou muito baixo.
Estabelecer uma gestão de inovação na indústria eletrônica requer uma mudança vigorosa na própria visão do mercado. Considerar importante o incentivo e não propiciar os elementos necessários para que os colaboradores façam parte de uma empresa eletrônica com um forte DNA de inovação não trará resultados. Para isso, é necessário uma análise de todos os processos organizacionais, seja para aprimorar os que já estimulam a criatividade e a criação, seja para identificar futuros desafios e obstáculos para a implantação das políticas de inovação. O gestor e os colaboradores necessitam que os incentivos venham na forma de processos alinhados e canais abertos de comunicação.
Saiba como a indústria eletrônica pode avançar em relação à gestão de inovação:
Como é realizada a gestão de inovação dentro da sua empresa? É colaborativa? Compartilhe a sua experiência.
Crédito de imagem: fancycrave1/CC
O gerenciamento de riscos é um processo que garante a segurança e a eficácia de…
A transição para fontes de energia renováveis tem impactado profundamente o mercado eletroeletrônico, impulsionando inovações…
A movimentação de materiais dentro da fábrica se refere ao transporte de insumos, componentes e…
A planilha BOM auxilia na organização e controle dos componentes eletrônicos utilizados na produção. Essa…
A subvenção para projetos eletroeletrônicos é um incentivo financeiro destinado a apoiar o desenvolvimento de…
A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece critérios para sistemas de gestão da…