3 cuidados que o cliente de uma CM precisa ter ao comprar componentes eletrônicos

comprar componentes eletrônicos

Comprar componentes eletrônicos é uma tarefa corriqueira para empresas especializadas no setor. No entanto, há fábricas que possuem produtos com componentes eletrônicos em apenas alguns detalhes, como é o caso dos displays de equipamentos como máquinas de lavar ou refrigeradores. Nesses casos, é possível que os compradores  não estejam cientes sobre todas as especificidades da tarefa e encontre algumas dificuldades.

 

Muitas empresas se deram conta de que a contratação de uma CM para a montagem de placas traz inúmeras vantagens. Além de um trabalho mais especializado, pois a CM possui os equipamentos certos para produzir placas com excelência, há também ganho de tempo e dinheiro, além de eximir a empresa de preocupar-se com a tarefa. No entanto, muitos clientes optam por manter a compra dos componentes interna, ou mesmo decidem contratar a CM depois de ter todos os insumos em mãos. O grande problema é que, por não terem experiência no assunto, as empresas contratantes podem enfrentar algumas dificuldades.

 

 

Separamos 3 pontos que costumam dificultar a relação entre CM e contratante quanto a decisão é por manter internas as compras para componentes eletrônicos:

 

1) Lead Time

O lead time é o tempo que o produto leva para chegar à fábrica desde a sua compra. Saber calcular esse tempo com precisão é fundamental para que não haja atrasos na execução do projeto. A grande matemática consiste em colocar na balança os fatores: preço, tempo e confiabilidade do fornecedor. Parece simples, mas há uma série de complicadores que precisam ser levados em consideração ao comprar componentes eletrônicos e que nem sempre são colocados em pauta ao fazer esse cálculo, tais como:

 

Condições de transporte – Quanto maior a distância do fornecedor, maiores as chances de ocorrer um imprevisto no caminho, certo? Por isso, se dois fornecedores oferecem preços semelhantes e prazos que cabem no cronograma, opte sempre por aquele que oferece as melhores condições de transporte, ou seja, qual deles precisa percorrer uma distância menor por terra. Isso porque os principais imprevistos costumam ocorrer por conta do trânsito, acidentes e extravio de mercadoria por via terrestre.

 

Dia de compra – Você sabia que o dia da compra influencia muito no prazo de entrega de um fornecedor? Isso porque a maioria deles possui apenas um dia para envio de mercadoria. Um exemplo: o  dia de envio é quarta-feira. Se o seu pedido for feito na quinta, você precisará esperar até a outra semana para que sua encomenda seja enviada. Para saber qual é esse dia, é preciso ter conhecimento pleno sobre a rotina de cada um dos fornecedores e somente compradores especializados costumam saber esses detalhes.

 

Qualidade do fornecedor – Reputação é fundamental quando se fala na compra de algum produto. Com o componente eletrônico isso não é diferente. Ótimos preços e promessa de prazos curtos nem sempre são a certeza de sucesso em uma compra. Alguns fornecedores já são famosos por não cumprir prazos ou por entregar mercadorias fora do padrão, por isso fuja deles na hora de comprar componentes eletrônicos.

 

Receita Federal – Não é possível impedir que um lote de produtos fique preso para verificação na Receita Federal. Por isso, ao comprar componentes eletrônicos, é preciso sempre ter um prazo extra. Só assim a produção não ficará comprometida por esse imprevisto e seu lead time de compras fica garantido.

 

2) Obsolescência

Obsolescência ocorre quando um determinado produto não será mais fabricado, pois um novo modelo já está no mercado. Ela não afeta projetos já em execução, pois aqueles que já foram comprados anteriormente podem ser usados sem qualquer problema.

 

A maior dificuldade está em não prever que haverá obsolescência e perceber isso somente no momento de comprar componentes eletrônicos. Algumas alterações no modelo podem afetar diretamente o desenho do projeto de uma placa e acarretar na necessidade de realizar alguns ajustes. Isso leva algum tempo. Sendo assim, quando a obsolescência é percebida somente no momento da compra, isso costuma atrasar a fabricação do novo lote.

 

Outro problema da obsolescência em relação ao momento de comprar componentes eletrônicos é que produtos próximos de ficaram obsoletos costumam aumentar de preço. Isso porque se tornam mais raros e requisitados por compradores que ainda não realizaram os ajustes no projeto.

 

A solução para esse problema é criar um controle rigoroso de verificação de obsolescência e verificar continuamente a lista de materiais. Só assim os responsáveis pelo projeto da placa podem se antecipar e realizar os ajustes necessários antes mesmo do momento de comprar componentes eletrônicos novos.

 

3) Padronização

As máquinas de uma CM especializada são altamente precisas na execução de suas tarefas. Dessa forma, alguns padrões precisam ser seguidos para entregar os materiais para a montagem. A Produza possui diversos clientes que preferem fazer eles mesmos as compras e entregar os materiais somente para a execução da montagem. No entanto, para que isso seja possível, é preciso seguir alguns padrões, tal como descrevemos nos seguintes materiais:

Checklist: Dimensões de placas eletrônicas

Checklist: Você sabe o que precisa para montagem de placas?

 

Não conhecer esses padrões pode ser uma grande dor de cabeça,  tanto para a CM quanto para o cliente. Eles são fundamentais porque somente seguindo-os é possível encaixar os componentes nas máquinas perfeitamente e executar a placa da melhor maneira possível.

 

Um problema crucial e que costuma dificultar muito a montagem diz respeito ao momento de comprar componentes eletrônicos. A escolha por componentes em rolo, bandeja, tubo ou a granel faz toda diferença. As opções tubo ou granel podem causar um grande retrabalho, pois a inserção na máquina pode não ser automática e necessitar de um processo manual.

 

Por que a terceirização total elimina esses riscos?

Os problemas citados anteriormente só ocorrem quando a empresa opta por contratar uma CM, mas decide comprar por conta própria os componentes. Cientes disso, muitos clientes já se deram conta das vantagens de contratar uma CM na modalidade de terceirização total.

 

Nesse tipo de contrato, a CM fica responsável por tarefas que vão desde comprar componentes eletrônicos até testar e entregar a placa ao cliente. A principal vantagem desse tipo de parceria é a precisão dos processos, já que uma CM especializada está apta a realizar a tarefa da melhor maneira possível. Tudo isso além de eliminar contratempos e dores de cabeça inerentes à tarefa.

 

Em uma CM especializada a tarefa de comprar componentes eletrônicos fica à cargo de pessoas especializadas, que conhecem os fornecedores e ao mesmo tempo as necessidades da montagem.

 

 

Excelência nos processos

Por saber exatamente quais são as necessidades do projeto e qual a melhor forma de executá-lo com precisão, a CM que é contratada na modalidade de terceirização total tende a errar muito menos. O ruído de comunicação costuma atrapalhar a relação em qualquer setor, por isso deixar por conta de uma só empresa a tarefa de comprar componentes eletrônicos e montar as placas é muito melhor.

 

Armazenamento

Você conhece todas as necessidades de armazenamento ao comprar componentes eletrônicos? Sabe se o espaço dentro da empresa será suficiente? Muitos clientes decidem internalizar os processos de compra sem mesmo antes pensar nesses detalhes que são básicos, mas muito importantes. Na Produza possuímos ambientes ideais para o armazenamento de componentes eletrônicos, que garantem que eles estarão sempre nas melhores condições para uso e organizados de forma funcional. Só assim não há chance de perdas ou extravio.

 

Economia de dinheiro

Pode parecer contraditório que a contratação de um serviço ao invés de executá-lo por conta própria possa trazer economia. No entanto, o que precisa ser levado em conta é que a rapidez e a precisão evitam retrabalho. Se pensarmos que tudo será feito uma só vez, sem contratempos e sem erros, já há uma economia considerável de dinheiro.

 

Outra vantagem econômica diz respeito aos lotes pequenos. Componentes eletrônicos, para terem bom preço, geralmente exigem a compra de lotes muito grandes. Como a Produza possui muitos deles em estoque, é possível negociar um preço melhor para conseguir apenas uma parte do lote. Assim, há uma economia ainda mais significativa.

 

E aí, gostou das nossas dicas sobre como comprar componentes eletrônicos sem ter dores de cabeça? Caso tenha interesse nos serviços da Produza, entre em contato conosco!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *