Engenharia aeroespacial e a indústria eletroeletrônica

engenharia aeroespacial

A engenharia espacial está em constante desenvolvimento no Brasil. Os investimentos em tecnologia e os cursos superiores voltados para a área que têm surgido por todo país ajudaram no processo. Há projetos para, por exemplo, colocar a primeira espaçonave brasileira na órbita da Lua nos próximos anos e despertado cada vez mais olhares para os talentos criados por programas como esse. Mas seja em projetos ambiciosos como esse, ou na engenharia necessária para fazer aviões cada vez mais seguros para o dia a dia, de nada adianta termos grandes talentos se a indústria que orbita e alimenta esses projetos não for de excelência equivalente.

 

A indústria eletroeletrônica é fundamental para o desenvolvimento da engenharia aeroespacial no Brasil. Desde um avião até um foguete, a necessidade de ser extremamente preciso em cada detalhe é imensa. É por isso que tudo precisa ser pensado desde a execução do projeto, passando pela montagem até os testes e a operação em si.

 

A parceria com montadoras especializadas em placas eletrônicas têm se mostrado eficaz para manter esses padrões. Como já mencionamos aqui no blog, quanto mais focada uma indústria é, maiores as chances de haver bons processos, profissionais treinados e equipamentos de ponta.

 

A seguir, separamos quatro motivos pelos quais esta parceria tem dado certo:

 

Engenharia aeroespacial: 4 motivos para procurar um parceiro para montagem eletroeletrônica

Investir na excelência dos processos na engenharia aeroespacial é mais do que desejável, é obrigatório. Não só pela segurança, mas também porque a concorrência internacional é acirrada e quem sai na frente tende a conseguir resultados econômicos bastante significativos. Por ser tão importante, é comum ter dúvidas sobre abrir ou não a montagem para a contratação de uma empresa parceira. Acreditamos que essa pode ser, sim, uma ótima opção. Por isso separamos 4 motivos:

 

1) Precisão dos equipamentos

Uma indústria especializada na montagem de placas eletrônicas deve possuir os equipamentos mais modernos e precisos para a execução de peças com excelência. Ao procurar um parceiro para a montagem, questione sobre quais equipamentos serão usados, se eles são os ideais para o projeto e de quais formas contribuem para o bom funcionamento da placa eletrônica.

 

Em alguns casos, optar por uma montadora  especializada para auxiliar a engenharia aeroespacial é uma questão, inclusive, econômica. Algumas peças possuem alto valor agregado e qualquer erro que signifique a perda de componentes pode inviabilizar a continuidade da montagem.

 

 

2) Excelência de processos

Na Produza, optamos por sempre desenvolver, junto ao cliente, uma metodologia própria, denominada folha de processos. Nesse documento, constam todas as especificidades da montagem, as exigências do cliente, os acordos firmados etc. Isso é importante para a precisão dos produtos desenvolvidos pela engenharia aeroespacial porque evita erros e retrabalho. Como mencionamos, alguns componentes custam tão caro que podem comprometer a continuidade do projeto em caso de erros. Além disso, o cumprimento de prazos em um segmento da indústria que é tão concorrido como esse pode comprometer estrategicamente o posicionamento do país frente à concorrentes internacionais.

 

3) Segurança

Equipamentos projetados e montados com excelência consequentemente se tornam mais seguros. Essa é uma premissa que deve ser buscada em qualquer segmento. Porém, para a engenharia aeroespacial, é uma prioridade. Ter a parceria de uma montadora especializada em placas eletrônicas contribui para esse quesito, pois os profissionais especializados na montagem estão dispostos e treinados a observar o projeto desde a sua concepção até a montagem. Ou seja, antes mesmo de iniciar o trabalho das máquinas, são feitas diversas revisões para verificar se aquilo que foi pensado se adequa exatamente ao que será melhor para as máquinas executarem.

 

Por exemplo, margens muito estreitas nas bordas da placa podem dificultar o trabalho das máquinas e, por consequência, afetar o resultado final. Sendo assim, as alterações no projeto são sugeridas ao cliente e modificadas em parceria com o objetivo de trazer maior qualidade e segurança.

 

4) Confidencialidade

Esse é um dos principais receios de quem trabalha com engenharia aeroespacial e pensa em procurar um parceiro para terceirização de parte do processo. Especialmente quando se trata de algum setor estratégico onde há competição, a confidencialidade é muito importante. Por isso, é fundamental procurar uma indústria eletroeletrônica que possua expertise e experiência de mercado e esteja disposta a cumprir com os requisitos de confidencialidade pré-estabelecidos. Só assim haverá a certeza de que o produto terá a excelência desejada e, ao mesmo tempo, a segurança e confidencialidade exigida.

 

Gostou? Quer saber mais sobre como a Produza pode contribuir para a excelência na engenharia aeroespacial? Escreva para nós!

Crédito da foto: Netloop/CC

 

Desenvolvimento de projetos eletroeletrônicos: por que ter uma CM como parceira?

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *