aparelhos-tecnologicos-na-medicina
O desenvolvimento de aparelhos tecnológicos na medicina vai desde a criação de acessórios para monitoramento de saúde até equipamentos usados em cirurgias. Como vimos no texto “Novas tecnologias em saúde: saiba mais sobre este mercado” investir no mercado de saúde tem se mostrado um excelente negócio, tendo em vista principalmente as oportunidades que vêm surgindo e todos os equipamentos que ainda podem ser desenvolvidos.
No entanto, nesse avanço da tecnologia em saúde é importante não perdermos de vista que estamos trabalhando com algo bastante sério e sensível. A busca pela excelência deve ser comum a todas as áreas, porém neste segmento ela deve ganhar uma atenção ainda mais especial. Aparelhos tecnológicos na medicina podem ajudar a salvar vidas e diagnosticar doenças com muito mais facilidade. Porém, se não forem fabricados e utilizados da maneira correta podem causar ainda mais transtornos para o paciente enfermo.
É por isso que mesmo antes de começar a desenvolver produtos para saúde é necessário ter em mente que a empresa precisa estar em um outro patamar de qualidade. Para termos uma noção, basta pensarmos na experiência do usuário, um item bastante comum ao desenvolver eletroeletrônicos. Se fôssemos à campo fazer uma pesquisa, certamente ao falarmos de equipamentos para saúde, todas as expectativas em relação à qualidade do produto seriam as mais altas possíveis.
Sendo assim, o desenvolvimento de aparelhos tecnológicos na medicina entra em uma categoria de alto padrão. O valor, nesse caso, também precisa atender às expectativas de mercado, mas certamente um produto de maior valor agregado e qualidade vai ser percebido como tal. Por isso vale tanto à pena pensar em cada detalhe e investir em itens como:
Pensar com detalhes o design e a escolha dos materiais os quais será feito o produto é fundamental. Ele vai entrar em contato com a pele do paciente? Está confortável para o médico operar? O contato com os produtos químicos usados no procedimento pode deteriorar o produto? Tudo isso faz diferença nesse primeiro momento. Conhecer cada detalhe sobre o uso posterior pode fazer a diferença na aceitação dos aparelhos tecnológicos na medicina.
No que diz respeito à placa eletrônica em si, vale a pena pensar em componentes mais caros e que tragam máxima eficiência, mesmo que a diferença seja pouca. Em um computador comum, por exemplo, um segundo a mais de espera pode não fazer tanta diferença, já durante uma cirurgia esse pode ser o espaço entre a vida e a morte do paciente.
Aparelhos tecnológicos na medicina precisam ser pensados para atingir a máxima durabilidade. Como já mencionamos, o valor agregado é mais facilmente percebido e por isso vale a pena investir em peças mais sofisticadas. Produtos desse tipo em geral não trabalham em condições normais de um aparelho comum. Imagine o quão expostos ficam, por exemplo, os equipamentos dentro de uma ambulância.
Este é um subtópico relacionado à durabilidade, mas merece atenção especial. Temos falado aqui no blog sobre como o acabamento em placas eletrônicas pode fazer toda a diferença na qualidade delas, certo? Nesse caso, isso se torna ainda mais importante. Um simples erro na soldagem de um componente pode significar o mau funcionamento do produto como um todo. Isso não é aceitável. É por isso que o rigor na montagem, revisão e testes se torna absoluto.
O mesmo vale para acabamento relacionados à colocação de botões, chaves e outros detalhes da peça. Imagine o quão constrangedor é ter aparelhos tecnológicos na medicina de alto padrão que estão em perfeitas condições, mas sem uso por conta de um simples botão.
Por entender que todos esses detalhes são indispensáveis para o desenvolvimento de aparelhos tecnológicos na medicina, a Produza trabalha com alto rigor na montagem e testes das placas para esses produtos. Acreditamos que contratar um parceiro que trabalhe em alto padrão, como é o caso, torna-se fundamental para atingir essa excelência exigida pelo mercado.
Uma empresa desenvolvedora de produtos médicos dificilmente consegue pensar com tanto rigor nos detalhes da placa quando uma CM especializada. É por isso que a Produza trabalha com clientes desse tipo com o objetivo de conseguir a máxima eficiência.
Caso tenha interesse em conversar sobre o assunto, entre em contato conosco!
O gerenciamento de riscos é um processo que garante a segurança e a eficácia de…
A transição para fontes de energia renováveis tem impactado profundamente o mercado eletroeletrônico, impulsionando inovações…
A movimentação de materiais dentro da fábrica se refere ao transporte de insumos, componentes e…
A planilha BOM auxilia na organização e controle dos componentes eletrônicos utilizados na produção. Essa…
A subvenção para projetos eletroeletrônicos é um incentivo financeiro destinado a apoiar o desenvolvimento de…
A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece critérios para sistemas de gestão da…