Querer seguir uma carreira de engenheiro é se deparar com inúmeros caminhos pela frente. Apenas para um rápido vislumbre, é possível tornar-se, por exemplo: engenheiro de sistemas, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro mecânico, engenheiro eletricista, engenheiro de vendas, engenheiro de desenvolvimento de produto, engenheiro de hardware, engenheiro de processos, engenheiro industrial, engenheiro de manutenção, entre outros. Se você ainda não se identificou com alguma dessas áreas, talvez seja a hora de conhecer a carreira de engenheiro de projetos.
O engenheiro de projetos ocupa uma função muito mais de preparação do que na produção em si. É um papel que antecede a execução, mas que garante todos os recursos necessários para que ela aconteça, antecipando, inclusive, as variáveis que envolvem manutenção e correções. Por isso, pode ser visto como um coordenador com um ponto de vista técnico e maior contato com o público-final. É o engenheiro de projetos que prepara e prevê o que será necessário em cada etapa dos projetos de engenharia, a partir de especificações, práticas adequadas e métodos que irão assegurar desde a fabricação inicial até a finalização da produção.
O engenheiro de projetos possui uma ampla gama de atuação, podendo atuar, por exemplo, em projetos mecânicos, supervisionando e coordenando a criação e manutenção de produtos e equipamentos. Como em outros segmentos, é também uma atuação mais de bastidores do que de produção. Entre as habilidades de um engenheiro de projetos mecânicos estão: experiência na indústria mecânica; capacidade de execução simultânea de projetos; bom relacionamento com clientes; habilidades em desenho técnico.
Uma outra opção para um engenheiro de projetos é trabalhar em veículos de comunicação. Não consegue imaginar? Pois bem, na TV Globo, os engenheiros de projetos são responsáveis pelas soluções tecnológicas de diversas atrações. O setor de projetos da emissora conta com mais de 70 colaboradores, entre técnicos e engenheiros, responsáveis por toda a infraestrutura. Nesse caso, em específico, é preciso de graduação em Engenharia Eletrônica ou Engenharia de Computação para participar do processo seletivo.
Em 2015, foi realizado um levantamento com a média salarial de diversos segmentos de engenharia do país. A responsável pela pesquisa, a comunidade de carreiras Love Mondays, constatou que a profissão de engenheiro de projetos possui um salário médio de R$ 7.698. Dentre os profissionais que responderam a pesquisa, o valor mínimo declarado foi de R$ 1.500. Já o máximo declarado alcançou os 25 mil reais.
Quer saber mais sobre a carreira de engenheiro de projetos? Deixe a sua pergunta nos comentários.
Crédito de imagem: StartupStockPhotos/CC
A sustentabilidade industrial refere-se à integração de práticas que visam uma maior consciência ambiental nas…
O lead time é o tempo total que uma empresa leva para completar um processo,…
A Surface Mount Technology (SMT) é uma técnica moderna utilizada na fabricação de projetos eletrônicos,…
MTBF e MTTR são indicadores importantes na manutenção e confiabilidade de equipamentos industriais. O MTBF…
Design para manufatura é o processo de projetar produtos para simplificar sua fabricação e assim,…
O layout fabril é o arranjo físico dos equipamentos, estações de trabalho e áreas de…