Categorias: oportunidades

Carreira de engenheiro eletricista

O nome está diretamente ligado com as atividades desenvolvidas: o engenheiro eletricista, também conhecido como engenheiro elétrico, trabalha exatamente com o planejamento e pesquisas relacionadas ao uso da energia elétrica. Para a população, a importância do engenheiro eletricista é visível, afinal, são os profissionais que cuidam da correta distribuição de energia, fazendo com que residências e comércios sejam abastecidos de forma constante, segura e com qualidade. Contudo, mais do que o benefício mais evidente, há outras funções igualmente importantes desenvolvidas pelo especialista.

O engenheiro eletricista é responsável por coordenar e supervisionar todos os projetos da área, ou seja, desde a geração, transporte, transmissão até a distribuição da energia para áreas diferenciadas e com determinadas especificações. Por isso, é preciso conhecer não somente tecnicalidades como se aprofundar em necessidades e realidades de cada região, antevendo possíveis problemas e antecipando soluções. Além disso, o engenheiro eletricista também participa de pesquisas, planejamento, construção e estruturação de diversos segmentos da indústria, entre eles sistemas, controle de linhas e até mesmo a montagem de componentes eletroeletrônicos.

Formação de engenheiro eletricista

O curso de engenheiro eletricista tem, no mínimo, cinco anos de duração e tem como objetivo capacitar os graduados no planejamento, supervisão, coordenação e execução de projetos, serviços, produtos, processos e sistemas relacionados ao segmento. Dentre a matriz curricular, há uma grande carga de conhecimentos de Matemática e Física que, para o curso, são consideradas como disciplinas de fundamentação. Os estudantes assistem a aulas de desenho técnico, matemática instrumental, geometria analítica, probabilidade e estática, entre outras.

Mercado e salário

As áreas de atuação do engenheiro eletricista são bem amplas: Eficiência energética, Automação, Microeletrônica, Eletrotécnica, Eletrônica, Distribuição de energia, Instrumentação, Telecomunicações, Engenharia biomédica, etc. O salário médio, de acordo com a consultoria Love Mondays, é de R$ 7.016. Segundo a pesquisa, existe ainda uma grande disparidade entre o mínimo e o máximo declarados. O menor valor foi de 800 reais, o maior é de 15 mil reais.

Quer saber mais sobre a carreira de engenheiro eletricista? Deixe as suas perguntas nos comentários.

Crédito de imagem: Comfreak/CC

Marcelo Gouvea

Gerente Comercial PRODUZA S/A

Posts recentes

Pré-requisitos para a montagem de equipamentos hospitalares

A montagem de equipamentos hospitalares é uma etapa primordial na infraestrutura de cuidados de saúde. …

2 dias atrás

Indústria 4.0: o futuro do mercado

A Indústria 4.0 promete redefinir o futuro do mercado. Ao integrar avanços tecnológicos como Internet…

1 semana atrás

Gestão de componentes eletrônicos para a indústria de saúde

  Com a revolução tecnológica na indústria de saúde, a gestão de componentes eletrônicos se…

2 semanas atrás

Gestão de conhecimento na indústria: um desafio na construção de vantagens competitivas

Atualmente, a gestão de conhecimento é um diferencial competitivo essencial na indústria. Empresas que reconhecem…

1 mês atrás

Gestão da obsolescência de componentes eletrônicos: reativa ou proativa?

A gestão da obsolescência de componentes eletrônicos tornou-se essencial no cenário industrial. A abordagem proativa…

1 mês atrás

4 desafios da gestão de pessoas na indústria e como superá-los

A gestão de pessoas na indústria enfrenta desafios únicos que demandam abordagens estratégicas e inovadoras.…

1 mês atrás