Se você é um desenvolvedor ou empresário interessado em investir em tecnologia sabe que há um potencial enorme nesse mercado. E é justamente por isso que podem surgir muitas dúvidas sobre qual caminho seguir. A evolução nas tecnologias para a montagem de placas eletrônicas tem permitido que a imaginação voe longe, mas criar produtos futurísticos sem nenhuma usabilidade ou que não satisfaçam uma necessidade de mercado com certeza não é uma opção.
Produzir algo inovador sem correr riscos é praticamente impossível, mas é viável e necessário observar as tendências para acertar mais perto do alvo. Segundo um artigo publicado no portal ZenTech são 3 as principais vertentes para o desenvolvimento de produtos e montagem de placas eletrônicas. Veja quais são elas.
Tecnologias para fazer com que nossas casas funcionem de forma cada vez mais autônoma e inteligente estão no topo da lista de desenvolvimento de novos produtos e montagem de placas eletrônicas. A ideia é que todos os dispositivos estejam conectados conosco e entre si, ajudando a executar as tarefas, lembrando sobre atividades importantes e nos fazendo economizar dinheiro e tempo. Entre os mercados envolvidos nessa tendência está principalmente o de eletrodomésticos, mas também envolve itens de iluminação, objetos de decoração, cortinas, câmeras de segurança e tudo o que possa envolver a estrutura de uma casa.
O desafio, nesse caso, é criar produtos que realmente sejam úteis e comuniquem-se entre si em forma de ecossistema. Para que isso aconteça, as marcas teriam que entrar em um consenso sobre qual a melhor forma de comunicação, o que dificilmente deve acontecer. O mais provável é que cada marca ou conglomerado de empresas desenvolva seus produtos e aos poucos o mercado dite quais têm melhor aceitação.
As chamadas tecnologias de vestir já fazem parte da vida de muita gente e são uma tendência para o mercado que demandará a montagem de placas eletrônicas. É evidente que produtos como o Apple Watch, por exemplo, por enquanto só atingem uma parcela pequena da população, mas basta observar a relação das pessoas com seus smartphones para ver o quanto as wearables vieram para ficar.
Outras aplicações das wearables muito comentadas estão no campo da medicina. Dispositivos para monitoramento de funções vitais e acompanhamento da saúde em geral estão sendo desenvolvidos e chegarão ao dia a dia das pessoas em breve.
Veja nosso post sobre tendências para a área médica.
A tecnologia que já está bastante consolidada no mercado de games e entretenimento em geral deve chegar à realidade das pessoas e fazer com o que o real e o virtual definitivamente se confundam. A tecnologia mais conhecida nesse sentido são os óculos de realidade virtual, que permitirão ter no nível dos olhos informações, por exemplo, sobre trânsito, tempo, notícias e outros.
A montagem de placas eletrônicas, nesse caso, deverá ter cuidados especiais com resistência, durabilidade, funcionalidade e eficiência.
Todas essas tecnologias já estão em fase de execução por muitas empresas. Se você deseja entrar nesse mercado, certifique-se de que seu produto terá boa qualidade e aceitação de mercado. Caso sua empresa não tenha expertise na montagem de placas eletrônicas, informe-se e contrate parceiros para a execução dos projetos.
Ficou com alguma dúvida? Quer dividir conosco alguma informação? Deixe um comentário!
Crédito da imagem: Unsplash/CC
A sustentabilidade industrial refere-se à integração de práticas que visam uma maior consciência ambiental nas…
O lead time é o tempo total que uma empresa leva para completar um processo,…
A Surface Mount Technology (SMT) é uma técnica moderna utilizada na fabricação de projetos eletrônicos,…
MTBF e MTTR são indicadores importantes na manutenção e confiabilidade de equipamentos industriais. O MTBF…
Design para manufatura é o processo de projetar produtos para simplificar sua fabricação e assim,…
O layout fabril é o arranjo físico dos equipamentos, estações de trabalho e áreas de…