Categorias: oportunidades

5 maneiras de garantir a redução de custos e a qualidade na produção eletroeletrônica

Redução de custos e qualidade na produção eletroeletrônica não parecem ser conceitos que andam juntos, mas quando há organização, gestão de processos e principalmente planejamento, é possível sim chegar a resultados melhores com menos gasto. É claro que não é simples gerenciar todos os fatores que influenciam em uma linha de montagem, mas ter em mente quais são as metas possíveis é um importante passo. Veja algumas dicas que preparamos.

 

Menor custo e mais qualidade na produção eletroeletrônica

Antes de mais nada é importante deixar claro que cada empresa e chão de fábrica possuem necessidades especiais, particularidades, pontos fortes e fracos. O bom gestor conhece com detalhes cada um deles e sabe o que precisa ser feito a curto, médio e longo prazo. Se você ainda não tem isso em mente, é interessante começar a pesquisar junto aos funcionários ou mesmo contratar uma consultoria especializada para sugerir e planejar ações. Enquanto isso, preste atenção nestas 5 dicas que preparamos para que você comece a reduzir custos garantindo a qualidade na produção eletroeletrônica:

 

Reveja processos constantemente

No mundo corporativo, não é porque sempre deu certo de uma maneira que ela continua sendo a melhor possível. Se você é um empreendedor, essa lógica é ainda mais nociva. Tenha em mente sempre a pergunta: “existe uma forma melhor de fazer o que estamos fazendo hoje?” Podemos citar como exemplo o layout de fábrica, algo aparentemente simples mas que pode fazer toda diferença na agilidade que os processos se desenvolvem em uma linha de montagem. Só assim a sua empresa não cairá na rotina e no lugar comum, que representam um grande risco.

 

Preste atenção especial às compras

O momento da compra de insumos para a montagem de um produto é crucial tanto para o preço quando para a qualidade da produção eletroeletrônica. Isso porque o componente de menor preço nem sempre é o de maior qualidade, e vice-versa. Para chegar ao equilíbrio perfeito, pesquise o mercado, fale com quem entende e procure errar poucas vezes.

Outro fator fundamental nesse quesito é o lead time de compras, para o caso de componentes vindos do exterior. Ele mede o tempo necessário do pedido até a entrega. Nesse meio tempo há inúmeros fatores que podem influenciar e que podem até atrasar e parar a sua linha de montagem.

 

Treine seus funcionários

Funcionários bem treinados são um fator fundamental para a qualidade na produção eletroeletrônica. Além de motivá-los a buscarem cada vez mais conhecimento, eles serão capazes de identificar erros mais facilmente, operarão máquinas com rapidez e precisão, etc. A consequência é uma linha de montagem que flui de forma mais orgânica e eficaz.

 

Planeje a manutenção e a aquisição de equipamentos

Recentemente escrevemos um material sobre o cálculo de OEE, uma metodologia que mede disponibilidade, performance e qualidade. Por meio dela, também é possível medir se um equipamento tem bom rendimento, se precisa ser consertado, ou mesmo substituído. A manutenção preditiva não pode ser considerada como um gasto, mas sim como algo fundamental para a redução de custos e ganho de qualidade na produção eletroeletrônica.

 

Opte pela terceirização

Se sua empresa é iniciante, ou mesmo se não se sente seguro para garantir a qualidade na produção eletroeletrônica em todos esses quesitos, o melhor é optar pela terceirização. Uma empresa especializada em montagem de placas eletrônicas, por exemplo, garante que todas as exigências em relação à qualidade serão respeitadas, que o desperdício se reduzirá ao mínimo possível e que os melhores profissionais e equipamentos estarão envolvidos no processo. Isso dá mais tranquilidade, agilidade e segurança para a empresa que precisa do serviço e garante a total confiança no produto final.

 

 

Ficou interessado em como garantir a qualidade na produção eletroeletrônica? Entre em contato conosco!

Marcelo Gouvea

Gerente Comercial PRODUZA S/A

Posts recentes

Gestão de conhecimento na indústria: um desafio na construção de vantagens competitivas

Atualmente, a gestão de conhecimento é um diferencial competitivo essencial na indústria. Empresas que reconhecem…

2 semanas atrás

Gestão da obsolescência de componentes eletrônicos: reativa ou proativa?

A gestão da obsolescência de componentes eletrônicos tornou-se essencial no cenário industrial. A abordagem proativa…

3 semanas atrás

4 desafios da gestão de pessoas na indústria e como superá-los

A gestão de pessoas na indústria enfrenta desafios únicos que demandam abordagens estratégicas e inovadoras.…

4 semanas atrás

Terceirização industrial: como escolher o parceiro ideal?

A terceirização industrial está em evidência e crescimento, tornando-se uma opção estratégica para as indústrias…

1 mês atrás

O que é preciso avaliar ao fazer a gestão de desempenho de uma fábrica?

A gestão de desempenho em uma fábrica é essencial para otimizar operações e alcançar eficiência.…

1 mês atrás

Como garantir qualidade com orçamento limitado no setor eletroeletrônico?

No setor eletroeletrônico, onde a inovação é uma constante, garantir a qualidade nos projetos com…

2 meses atrás