Por que observar as certificações de uma CM?
Você sabe quais as razões de analisar as certificações de uma CM? Entenda no artigo a seguir!
A indústria eletrônica tem se tornado cada vez mais complexa em termos de produção, já que os produtos se destinam a um público extremamente exigente em termos de qualidade e desempenho. Em um mercado competitivo como o setor de eletrônicos, os fabricantes estão sempre procurando diferenciais para obter destaque, em uma busca constante pela melhor tecnologia. Porém, nem sempre é possível alcançá-la sem investimentos pesados, que muitas vezes exigem o redesenho total da planta fabril.
Os custos desses investimentos podem ser proibitivos para muitos players, o que torna a terceirização uma opção interessante. Mas não adianta estabelecer uma parceria para melhorar sua própria qualidade sem saber se o parceiro escolhido é, ele mesmo, um exemplo de boas práticas de produção e gestão. Por isso, antes de contratar, é preciso observar com atenção as certificações de uma CM.
Isso porque escolher uma Contract Manufacturer (CM) terceirizada para parcerias de montagem é uma decisão estratégica, tomada em prol da competitividade, visando sempre reduzir custos e melhorar a qualidade final do produto. Por isso, a escolha deve ser feita com muito critério. Mas como identificar o melhor parceiro para o seu negócio, em um mercado no qual diversas empresas buscam atrair a atenção para si próprias? A resposta está nas certificações. Elas são o principal indicador dos aspectos de excelência em uma CM, e observá-las é um requisito indispensável para a contratação.
As certificações são emitidas para empresas capazes de conduzir suas operações dentro de padrões de qualidade pré-estabelecidos, considerados como ideais pelos órgãos e instituições emissoras. Existem vários tipos, mas alguns deles são especialmente ligados à indústria eletrônica, como veremos a seguir.
Principais certificações de interesse para o setor de eletrônicos
As certificações mais almejadas podem depender de certos fatores, como a abrangência de mercado. Empresas que atuam somente no cenário nacional — e não tem planos imediatos de expansão global — não possuem a necessidade de certos certificados exigidos para a comercialização de produtos internacionalmente. Isso se reflete na contratação de parceiros: para exportar o produto final, é preciso que os componentes estejam em conformidade com a legislação dos países de destino da produção.
Mas, seja qual for o mercado de atuação, é importante que sempre se tenha em mente a importância da utilização das normas estabelecidas por órgãos como IPC (Association Connecting Electronics Industries), ECA, ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e IEC (International Electrotechnical Commission) Embora estes órgãos não forneçam uma certificação propriamente dita, as normas ditadas por eles servem como base para conseguir as certificações pertinentes, sejam nacionais ou internacionais.
Entre os principais certificados exigidos em âmbito internacional, estão:
- Marcação CE: necessária para a comercialização em países europeus. A certificação CE (Conformidade Europeia) é um indicativo de conformidade obrigatória para os produtos comercializados na Europa;
- ETL: um certificado ETL é concedido pela Intertek, e garante que os produtos atendam os itens de segurança e qualidade nos Estados Unidos e Canadá.
- UL: certificação emitida pelos Underwriters Laboratories, uma das mais reconhecidas nos Estados Unidos e no Canadá
- FCC: A Comissão Federal de Comunicações (em Inglês: Federal Communications Commission) é responsável por definir as regras e normas técnicas para a fabricação e comercialização equipamentos eletrônicos nos EUA, e fornece a certificação FCC.
Já para o mercado nacional, a certificação do Inmetro, é exigida para a comercialização de diversos produtos eletrônicos. Mas até aqui estamos falando sobre as certificações obrigatórias para a comercialização nacional e internacional. Existem outros certificados, ligados à qualidade, que são indispensáveis para obter as certificações obrigatórias, como as certificações ISO (sigla para “International Organization for Standardization”, em português Organização Internacional de Normalização). E é com elas que sua empresa deve estar especialmente atenta no momento de escolher uma CM.
Isso porque a qualidade do seu produto final está diretamente ligada aos processos de fabricação envolvidos em seu desenvolvimento. Uma CM adequadamente certificada garante que as etapas de produção terceirizadas estarão em conformidade com os parâmetros de excelência, exigidos para que você obtenha os selos e marcações que citamos acima.
As certificações ISO
A avaliação ISO, também chamada avaliação de conformidade, é o conjunto de requisitos exigidos para cada produto de acordo com seu fluxo de processos. Existem diversas certificações ISO desejáveis a serem observadas quando se contrata uma CM. Algumas delas são especialmente vantajosas para o seu negócio, como:
1. ISO 140001 — Certificação que foca em processos relacionados à preservação do meio ambiente. Garante que a empresa utiliza estratégias de qualidade para o desempenho ambiental correto;
2. NBR 16001 — Refere-se à responsabilidade social das empresas, e tem como foco a promoção da cidadania e desenvolvimento sustentável;
3. ISO 5001 — Referente à eficiência energética, com foco em ações como a redução do consumo e a substituição de combustíveis fósseis por fontes de energia limpas e renováveis;
4. ISO 9004 — Certificado de qualidade voltado à satisfação do cliente, que busca identificar as melhores práticas relacionadas às demandas e necessidades destes.
Às certificações desejáveis, juntam-se outras, praticamente obrigatórias — ainda que não o sejam do ponto de vista legal — no momento de escolher um parceiro para a terceirização de etapas de produção. Um bom exemplo é a ISO 9000, também chamada “família 9000”.
Esta certificação é, na verdade, um conjunto de normas técnicas para a certificação que reúne um grupo de certificados em apenas um. A “família 9000” funciona como uma certificação completa, que assegura a qualidade de diversas áreas da empresa de uma só vez. É nela que se encontra a certificação mais importante a ser observada nas CMs: a ISO 9001.
A ISO 9001
Além de ser a mais famosa de todas, a ISO 9001 é, sem dúvida, a mais importante das certificações a se observar quando se pretende contratar uma CM, pois tem como principal foco os processos internos da empresa. É a ISO 9001 que determina as regras para garantir maior eficiência e produtividade, sendo baseada no ciclo PDCA, que tem como foco a padronização de processos e a melhoria contínua.
A ISO 9001:2015 é a diretriz internacional para o projeto e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Certificar-se na ISO 9001:2015 (o número 2015 refere-se ao ano no qual foi feita a revisão mais recente da certificação) é um desafio, até mesmo para empresas mais experientes, devido à sua complexidade. Isso significa, na prática, que ao estabelecer uma parceria com uma CM que possui a ISO 9001 entre as suas certificações, seu negócio obtém uma garantia de qualidade nos processos terceirizados.
A adoção de um SGQ em uma empresa é uma decisão estratégica, que melhora a qualidade dos produtos oferecidos e, consequentemente, aumenta a satisfação dos clientes e traz outros diferenciais importantes, não só para si mesma, como também para seus parceiros, como veremos a seguir.
ISO 9001: diferenciais competitivos com as certificações de uma CM para sua empresa
As empresas que possuem certificações como a ISO 9001 saem na frente devido ao diferencial de seus procedimentos. Segundo uma pesquisa realizada pelo Inmetro, constatou-se que 64,2% das empresas preferem adquirir produtos/serviços de fornecedores certificados com base na avaliação ISO 9001. Na prática, as certificações ISO de uma CM são um bom indicativo de que a empresa possui como objetivo tornar os processos mais eficientes.
Abaixo, elencamos três características que são diferenciais em uma CM certificada. São elas:
1- Consistência
Uma CM certificada segue padrões de processos que aumentam a confiança do cliente e proporcionam uma relação de confiança a longo prazo. A qualidade dos serviços prestados por uma CM certificada tende a ser superior devido ao cuidado que ela possui em seguir padrões consistentes, preestabelecidos por uma certificação com credibilidade no mercado.
2 – Economia
Optar por empresas que seguem critérios de certificados ISO pode representar uma economia de recursos considerável para a sua empresa se você tiver em mente os custos de longo prazo. Fatores como a diminuição das perdas e a satisfação do cliente tornam a economia mais evidente, pois reduzem os erros de produção e aumentam a fidelidade dos clientes, devido à consistência dos processos da empresa.
3 – Qualidade
A credibilidade das certificações ISO se dá pelo estabelecimento de procedimentos e padrões comprovadamente eficientes que são seguidos. A qualidade dos equipamentos utilizados pela empresa é importante para que o serviço prestado proporcione um relacionamento sustentável e de confiança entre fornecedor e cliente.
A preocupação com a qualidade em todas as etapas de produção, inclusive as terceirizadas, traz benefícios que vão além da redução de custos. Ao contratar uma CM certificada com a ISO 9001, sua empresa não só economiza em processos como também acaba “herdando” do parceiro diferenciais competitivos, como:
- Comprometimento com a qualidade;
- Capacidade de mensurar esforços de melhoria contínua;
- Capacidade de assegurar eficiência e eficácia do produto;
- Reduzir perdas no processo produtivo;
- Aumentar os índices de satisfação dos clientes;
- Fazer frente à concorrência;
- Melhora da imagem corporativa;
- Assegurar o atendimento de normas obrigatórias;
- Assegurar o atendimento de requisitos para internacionalizar o negócio;
- Contar com produtos em conformidade às normas técnicas, o que aumenta a competitividade.
Além das certificações, existem outros critérios que ajudam na escolha de uma CM, como:
- Comprometimento com o cliente;
- Boas referências no mercado;
- Experiência;
- Capacidade técnica;
- Profissionais e equipe;
- Equipamentos.
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