Você sabe o que faz com que duas empresas concorrentes que produzem o mesmo item tenham resultados diferentes? A resposta envolve diversos motivos mas um dos mais fortes é o nível de inovação. Há indústrias que criam continuamente, que estão sempre atentas aos anseios e necessidades do mercado consumidor e que encontraram na tecnologia uma parceira para evoluir cada dia mais. Lembre-se que a ideia de que, para criar, é sempre preciso correr riscos e aumentar o investimento em recursos humanos e tecnológicos pode conduzir sua empresa à estagnação. Abaixo, separamos sete dicas para aumentar a competitividade na indústria. Pronto para começar a colocá-las em prática?
Para aumentar a produtividade, uma empresa precisa estar sempre investindo em inovação, seja tecnológica ou na gestão e no processo produtivo. Tudo o que puder ser feito para melhorar o ambiente institucional, aumentar e melhorar a oferta de produtos e melhorar a qualidade da gestão empresarial deve ser feito. Aumentar a produtividade não depende apenas de investimentos financeiros, mas de mudanças na gestão da cadeia de suprimentos. Isso inclui treinamento de pessoal, cursos de capacitação, maquinário, logística de transporte e distribuição e até relações de parceria e clientes.
Funcionários felizes e satisfeitos com a organização na qual trabalham é a base de alta produtividade e desempenho. Os colaboradores precisam sentir que fazem parte da empresa e que podem crescer com ela. Invista em programas de saúde e bem-estar e bonificação, reuniões para feedback e comunicação interna.
A participação da indústria no mercado externo é importante porque exige um aumento da inovação e qualidade dos produtos, além de impulsionar as empresas a desenvolverem novos produtos e soluções. E claro que o aumento do mercado consumidor e da demanda são ideais para aumentar a lucratividade da indústria.
Um sistema obsoleto é sinônimo de improdutividade. Revisar de vez em quando a estrutura de TI da indústria é fundamental para se manter competitivo. E como o mundo da TI costuma evoluir bem rápido, é preciso estar continuamente atento às novidades do mercado.
Por que não transformar seu fornecedor de insumos em parceiro? Ou mesmo terceirizar partes do processo de produção. Dessa forma, tanto a compra de insumos como a montagem de placas eletrônicas, por exemplo, tornam-se mais eficientes e baratas.
Às vezes o que uma fábrica precisa para aumentar a competitividade é apenas a mudança de processos internos. Uma logística interna otimizada deve estar no planejamento estratégico de qualquer empresa que não queira jogar recursos fora.
Para que uma organização seja competitiva ela deve aparecer, ou melhor, seu público-alvo precisa conhecê-la. Para isso existe a área de marketing, que se for trabalhada em parceira com o time de vendas, é capaz de aumentar substancialmente o número de clientes.
Você tem outra dica para aumentar a competitividade na indústria? Deixe um comentário.
Crédito de imagem: geralt/CC
O lead time é o tempo total que uma empresa leva para completar um processo,…
A Surface Mount Technology (SMT) é uma técnica moderna utilizada na fabricação de projetos eletrônicos,…
MTBF e MTTR são indicadores importantes na manutenção e confiabilidade de equipamentos industriais. O MTBF…
Design para manufatura é o processo de projetar produtos para simplificar sua fabricação e assim,…
O layout fabril é o arranjo físico dos equipamentos, estações de trabalho e áreas de…
O cadastro dos componentes, feito da forma correta, é essencial para garantir a precisão e…